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Authors
Abstract(s)
Um dos aspetos mais preocupantes da era tecnológica que vivenciamos atualmente prende se com o facto de todos os dias surgirem novos avanços que permitem a harmonização e
simplificação de tarefas diárias dos indivíduos, especialmente no que respeita à sua vida
pessoal, avanços esses que devem ser acompanhados pelas empresas dos diversos setores do
mercado, de maneira a conseguirem posicionar-se de forma competitiva.
Neste âmbito, analisando o setor do comércio a retalho, verifica-se uma clara afirmação do
papel das tecnologias de informação e dos avanços na automatização de processos, que
forçam as entidades a capacitarem-se de conhecimentos e informação que permitam
proporcionar experiências do agrado dos diversos tipos de consumidores. Paralelamente a
esta necessidade, verifica-se o aparecimento de uma cultura de recolha de dados e
informações pessoais que permitam satisfazer os indivíduos, com a principal finalidade de
elevar a respetiva marca. Verifica-se, neste contexto, a intensificação da preocupação
relativamente à segurança e privacidade dos dados pessoais dos consumidores, dados esses
que são recolhidos, armazenados, utilizados e atualizados de forma rotineira, à medida que
técnicas e métodos utilizados para essas operações vão sendo mais recorrentes e geram maior
conflito sobre o que corresponde a dados e informação que será aceitável as entidades
saberem sobre os respetivos clientes para os “servirem” adequadamente, e o que será
considerado como uma violação da sua privacidade e esfera privada.
Com a presente dissertação pretende-se apresentar uma análise da temática exposta, no que
corresponde a legislação aplicável para a proteção dos dados e dos seus direitos, peso do
comércio a retalho na economia portuguesa e o papel da fidelização no seu contexto, sendo
ainda mencionadas as tecnologias de informação e o seu impacto no dia a dia dos indivíduos.
Pretende-se, adicionalmente, analisar a perceção, consciencialização e conhecimento dos
consumidores relativamente ao uso dos seus dados pessoais e consequentes implicações do
uso dos dados dos cartões de fidelização através de inscrição em plataformas online,
promovidas pelas entidades do setor do comércio a retalho, que permitem a recolha,
tratamento e armazenamento de grandes volumes de dados pessoais e de informação sobre
padrões individuais de compra
Description
Keywords
Comércio a retalho Automatização de processos Dados pessoais Segurança de dados pessoais Privacidade de dados pessoais Proteção de dados
