dc.contributor.author | Min, José | |
dc.date.accessioned | 2016-03-02T17:05:59Z | |
dc.date.available | 2016-03-02T17:05:59Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.description.abstract | Os portos marítimos de Moçambique, enquadram-se no processo da colonização portuguesa a partir do século XV ao século XX. Inicialmente como entrepostos comerciais que serviam para as trocas comerciais com os Fenícios e Árabes, posteriormente com os portugueses. Mais tarde serviriam igualmente para o comércio e tráfico de escravos para várias regiões do globo. Os principais portos de Mmoçambique, foram construídos durante a primeira metade dos séculos XIX e XX. Com o desenvolvimento das vias rodoviárias e ferroviárias, os portos marítimos passaram a desempenhar um papel de destaque no escoamento de matérias-primas para as metrópoles. É igualmente a partir desta altura que os países do interior nomeadamente a Rodésia do Norte, Rodésia do Sul, Niassalândia, Suazilândia, Lesoto, Botswana e a própria África do Sul, vão se servir destas vias e dos portos moçambcanos para o escoamento das suas mercadorias dependendo exclusivamente deste país para a saída para o mar. Os portos de Moçambique vão se destacar na arena regional como infra-estruturas estratégicas em que os vizinhos do hinterland vão depender para a importação e exportação de mercadorias. Este factor condicionante, é atribuída principalmente, à localização geográfica de Moçambique na zona periférica do Oceano Índico que, possuindo uma costa enorme confere-lhe o factor estratégico. Esta posição, exige do país, uma defesa adequada da longa costa, dos recursos marinhos, infra-estruturas portuárias e navegabilidade, como garantia do contínuo papel deste país, em responder eficientemente aos desafios colocados pelo desenvolvimento regional e no escoamento de mercadorias dos países da região, garantindo assim o desenvolvimento multifacetado do país. Após a independência nacional e com a criação da Conferência para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), uma organização económica regional, Moçambique passa a liderar a vanguarda como porta de entrada e saída de mercadorias de e para o hinterland, através dos corredores de transportes que ligam os países vizinhos do interior, aos portos principais de Moçambique. Os portos marítimos de Moçambique, contribuem para o desenvolvimento económico do país e da região Austral de África. Abstract: The ports of Mozambique fall in the process of Portuguese colonization from the fifteenth to the twentieth century. Initially as trading posts that served to initially trade with the Phoenicians and Arabs, later with the Portuguese. Later would also serve the trade and the slave trade for several regions of the globe. The main ports of Mozambique were built during the first half of the nineteenth and twentieth century’s. With the development of roads and railways, seaports have to play a role in the flow of raw materials to the metropolis. It is also from this time the countries of the interior including Northern Rhodesia, Southern Rhodesia, Nyasaland, Swaziland, Lesotho, Botswana and South Africa itself, are going to serve these routes and the ports of Mozambique for the disposal of their goods depending exclusively on that country to the outlet to the sea. The ports of Mozambique will stand out in the regional arena as strategic infrastructure in the hinterland neighbors will depend on import and export of goods. This constraint factor is attributed mainly to the geographical location of Mozambique in the peripheral zone of the Indian Ocean, and has a huge coast gives him the strategic factor. This position requires the country to provide adequate protection the long coastline, marine resources, port infrastructure and seaworthiness, and ensure the continued role of this country to respond effectively to the challenges of regional development and marketing of goods from countries in the region, ensuring the multifaceted development of the country. After national independence and the creation of the Conference on African Development Community (SADC), a regional economic organization, Mozambique is to lead the forefront as an entrance and exit of goods to and from the hinterland, through the transport corridors connecting the neighbors of the interior, the main ports of Mozambique. The ports of Mozambique contributing to the economic development of this country and the region of southern Africa. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/11569 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | IUM | pt_PT |
dc.subject | Portos Marítimos | pt_PT |
dc.subject | Posição Geoestratégica | pt_PT |
dc.subject | Segurança Regional | pt_PT |
dc.subject | Países do Hinterland | pt_PT |
dc.title | A Importância dos Portos Marítimos de Moçambique numa Perspectiva Estratégica | pt_PT |
dc.type | other | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | other | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- TCOR HO MIN A importância dos Portos Marítimos de Moçambique.pdf
- Size:
- 1.38 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: