Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Seminário de investigação e projeto de comunicação: um olhar sobre formas e práticas de investigação no ensino superior politécnico

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

O modelo pedagógico da Unidade Curricular de Seminário de Investigação e Projeto de Comunicação (SIPC) do 3º ano do curso de Comunicação Social (Lic.) da ESE/IPS foi objeto de reformulação no ano letivo 2017.18. Os objetivos da equipa docente incidiam na promoção do sucesso dos estudantes e das respectivas competências de investigação, cumprindo a calendarização da UC e adotando o modelo de funcionamento em seminário, Project Based Learning (PBL) e aprendizagem colaborativa. Destaque-se a alteração da organização (dos grupos e do espaço), entre outras estratégias. Dos vários resultados obtidos, registou-se a participação ativa no processo de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento do pensamento crítico e pesquisa original. Registou-se ainda, entre outros resultados, alguma dispersão teórica devido à diversidade de temas objeto de pesquisa. As implicações mais relevantes relacionam-se com a sobrecarga de trabalho face à exiguidade de créditos e horas de contacto.

Description

Keywords

Práticas de investigação Investigação no ensino superior Equipa docente Seminário académico

Pedagogical Context

Citation

Dourado, A., & Pessoa, A. M. (2019). Seminário de investigação e projeto de comunicação: um olhar sobre formas e práticas de investigação no ensino superior politécnico. In M. J. Costa, F. Vieira, R. Oliveira, R. Lima, T. Freire, F. Remião… D. Mesquita (eds.). CNaPPES 2018: 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (pp. 283-287). Braga: Universidade do Minho.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade do Minho

CC License