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A influência do desenvolvimento da consciência fonológica na aprendizagem da leitura

dc.contributor.advisorRamos, Maria Helena Santos
dc.contributor.authorMarques, Sara Maria Rainho
dc.date.accessioned2024-05-23T09:18:28Z
dc.date.available2024-05-23T09:18:28Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractO estudo que apresentamos tem por objetivo compreender a influência do treino da consciência fonológica na aprendizagem da leitura. A investigação comprova que um bom desenvolvimento da consciência fonológica torna-se num excelente promotor da aprendizagem da leitura sendo, por isto, recomendado o seu treino desde o pré-escolar. O problema surge quando as crianças iniciam o 1.º Ciclo do Ensino Básico sem terem adquiridas as competências fonológicas. Perante uma turma do primeiro ano de escolaridade cujos alunos apresentavam um fraco desenvolvimento fonológico, formulámos a questão problema que originou o presente estudo: Qual o impacto do desenvolvimento da consciência fonológica na aprendizagem da leitura? Para respondermos a esta questão, desenhamos um estudo de caso qualitativo que envolveu vinte alunos, cujas competências fonológicas foram inicialmente diagnosticadas, desenvolvidas e posteriormente avaliadas, assim como a fluência de leitura oral, de cada um, no final do ano letivo. Os resultados mostram que apesar dos alunos terem evoluído no treino fonológico, a nível da fluência de leitura só 50% dos alunos, da turma, atingiram o nível de proficiência definido, como adequado, para o 1º ano de escolaridade. Concluímos, no fim da investigação, que o desenvolvimento das competências fonológicas deve ser um processo gradual iniciado antes do início do Ensino Básico, pois, só assim, terá efeitos no processo de aquisição da leitura.pt_PT
dc.identifier.tid203599934pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/50888
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectConsciência Fonológicapt_PT
dc.subjectDecifraçãopt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.titleA influência do desenvolvimento da consciência fonológica na aprendizagem da leiturapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo de Ensino Básicopt_PT

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