Publication
A influência do desenvolvimento da consciência fonológica na aprendizagem da leitura
| dc.contributor.advisor | Ramos, Maria Helena Santos | |
| dc.contributor.author | Marques, Sara Maria Rainho | |
| dc.date.accessioned | 2024-05-23T09:18:28Z | |
| dc.date.available | 2024-05-23T09:18:28Z | |
| dc.date.issued | 2024 | |
| dc.description.abstract | O estudo que apresentamos tem por objetivo compreender a influência do treino da consciência fonológica na aprendizagem da leitura. A investigação comprova que um bom desenvolvimento da consciência fonológica torna-se num excelente promotor da aprendizagem da leitura sendo, por isto, recomendado o seu treino desde o pré-escolar. O problema surge quando as crianças iniciam o 1.º Ciclo do Ensino Básico sem terem adquiridas as competências fonológicas. Perante uma turma do primeiro ano de escolaridade cujos alunos apresentavam um fraco desenvolvimento fonológico, formulámos a questão problema que originou o presente estudo: Qual o impacto do desenvolvimento da consciência fonológica na aprendizagem da leitura? Para respondermos a esta questão, desenhamos um estudo de caso qualitativo que envolveu vinte alunos, cujas competências fonológicas foram inicialmente diagnosticadas, desenvolvidas e posteriormente avaliadas, assim como a fluência de leitura oral, de cada um, no final do ano letivo. Os resultados mostram que apesar dos alunos terem evoluído no treino fonológico, a nível da fluência de leitura só 50% dos alunos, da turma, atingiram o nível de proficiência definido, como adequado, para o 1º ano de escolaridade. Concluímos, no fim da investigação, que o desenvolvimento das competências fonológicas deve ser um processo gradual iniciado antes do início do Ensino Básico, pois, só assim, terá efeitos no processo de aquisição da leitura. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 203599934 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/50888 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Consciência Fonológica | pt_PT |
| dc.subject | Decifração | pt_PT |
| dc.subject | Leitura | pt_PT |
| dc.title | A influência do desenvolvimento da consciência fonológica na aprendizagem da leitura | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo de Ensino Básico | pt_PT |
