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A socialização do conhecimento arqueológico da pré-história como património primordial e sua praxis na educação infantil
datacite.subject.fos | Humanidades::História e Arqueologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Oostetbeek, Luiz | |
dc.contributor.author | Bahia, Izabela Rezende | |
dc.date.accessioned | 2018-02-01T16:05:12Z | |
dc.date.available | 2018-02-01T16:05:12Z | |
dc.date.issued | 2012-09 | |
dc.description.abstract | A implementação de uma nova abordagem no âmbito da socialização do conhecimento da Pré-História é um processo cuja importância não se pode negar na atualidade. No entanto, a falta de documentação específica, direcionada ao ensino formal de 1º ciclo, em Portugal, impede-nos de ter uma ideia definida sobre este tema. Por esta razão, o principal objetivo desta proposta é o de contribuir para a constituição desta documentação, enquanto instrumento de trabalho e difusão do conhecimento sobre a Pré-História, tomando como referência para a proposta a população de Mação. Para tal, analisar-se-á a literatura pertinente aos temas tratados e far-se-á a análise do processo de criação e implementação de uma proposta para a socialização do conhecimento em Arqueologia Pré-Histórica. Uma vez que não existe documentação específica e concreta sobre o assunto, procurar-se-á, através de uma pesquisa por aproximação, encontrar respostas que corroborem ou não com as pesquisas e métodos, resultados desta análise. Desta forma, foi feita a análise, de áreas já relativamente estudadas, na educação e outras em áreas primordiais como a arqueologia e o património local. Quanto à descrição e análise do caso, observa-se quais estratégias aplicadas para desenvolver o estudo da Arqueologia Pré-Histórica e, em que medida se procurou ampliar para o universo infantil (alunos do 1º ciclo). Na proposta realizada, procurou-se integrar as comunidades discentes, docentes e pesquisadores, e permitir que esta fosse identificada de forma eficaz, num universo cada vez mais povoado de novos saberes. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Instituto Politécnico de Tomar. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201827239 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/20945 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Arqueologia | pt_PT |
dc.subject | Pré-história | pt_PT |
dc.subject | Património | pt_PT |
dc.subject | Socialização do conhecimento | pt_PT |
dc.subject | Práxis pedagógica | pt_PT |
dc.title | A socialização do conhecimento arqueológico da pré-história como património primordial e sua praxis na educação infantil | pt_PT |
dc.title.alternative | Uma proposta didática | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Instituto Politécnico de Tomar | |
thesis.degree.name | Mestrado em arqueologia pré-histórica e arte rupestre | pt_PT |