Repository logo
 
Publication

A socialização do conhecimento arqueológico da pré-história como património primordial e sua praxis na educação infantil

datacite.subject.fosHumanidades::História e Arqueologiapt_PT
dc.contributor.advisorOostetbeek, Luiz
dc.contributor.authorBahia, Izabela Rezende
dc.date.accessioned2018-02-01T16:05:12Z
dc.date.available2018-02-01T16:05:12Z
dc.date.issued2012-09
dc.description.abstractA implementação de uma nova abordagem no âmbito da socialização do conhecimento da Pré-História é um processo cuja importância não se pode negar na atualidade. No entanto, a falta de documentação específica, direcionada ao ensino formal de 1º ciclo, em Portugal, impede-nos de ter uma ideia definida sobre este tema. Por esta razão, o principal objetivo desta proposta é o de contribuir para a constituição desta documentação, enquanto instrumento de trabalho e difusão do conhecimento sobre a Pré-História, tomando como referência para a proposta a população de Mação. Para tal, analisar-se-á a literatura pertinente aos temas tratados e far-se-á a análise do processo de criação e implementação de uma proposta para a socialização do conhecimento em Arqueologia Pré-Histórica. Uma vez que não existe documentação específica e concreta sobre o assunto, procurar-se-á, através de uma pesquisa por aproximação, encontrar respostas que corroborem ou não com as pesquisas e métodos, resultados desta análise. Desta forma, foi feita a análise, de áreas já relativamente estudadas, na educação e outras em áreas primordiais como a arqueologia e o património local. Quanto à descrição e análise do caso, observa-se quais estratégias aplicadas para desenvolver o estudo da Arqueologia Pré-Histórica e, em que medida se procurou ampliar para o universo infantil (alunos do 1º ciclo). Na proposta realizada, procurou-se integrar as comunidades discentes, docentes e pesquisadores, e permitir que esta fosse identificada de forma eficaz, num universo cada vez mais povoado de novos saberes.pt_PT
dc.description.sponsorshipInstituto Politécnico de Tomar. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douropt_PT
dc.identifier.tid201827239pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/20945
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectArqueologiapt_PT
dc.subjectPré-históriapt_PT
dc.subjectPatrimóniopt_PT
dc.subjectSocialização do conhecimentopt_PT
dc.subjectPráxis pedagógicapt_PT
dc.titleA socialização do conhecimento arqueológico da pré-história como património primordial e sua praxis na educação infantilpt_PT
dc.title.alternativeUma proposta didáticapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Tomar
thesis.degree.nameMestrado em arqueologia pré-histórica e arte rupestrept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Tese completa final.pdf
Size:
6.28 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: