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Abstract(s)
A implementação de uma nova abordagem no âmbito da socialização do
conhecimento da Pré-História é um processo cuja importância não se pode negar na
atualidade. No entanto, a falta de documentação específica, direcionada ao ensino
formal de 1º ciclo, em Portugal, impede-nos de ter uma ideia definida sobre este tema.
Por esta razão, o principal objetivo desta proposta é o de contribuir para a
constituição desta documentação, enquanto instrumento de trabalho e difusão do
conhecimento sobre a Pré-História, tomando como referência para a proposta a
população de Mação.
Para tal, analisar-se-á a literatura pertinente aos temas tratados e far-se-á a
análise do processo de criação e implementação de uma proposta para a socialização do
conhecimento em Arqueologia Pré-Histórica.
Uma vez que não existe documentação específica e concreta sobre o assunto,
procurar-se-á, através de uma pesquisa por aproximação, encontrar respostas que
corroborem ou não com as pesquisas e métodos, resultados desta análise. Desta forma,
foi feita a análise, de áreas já relativamente estudadas, na educação e outras em áreas
primordiais como a arqueologia e o património local.
Quanto à descrição e análise do caso, observa-se quais estratégias aplicadas para
desenvolver o estudo da Arqueologia Pré-Histórica e, em que medida se procurou
ampliar para o universo infantil (alunos do 1º ciclo). Na proposta realizada, procurou-se
integrar as comunidades discentes, docentes e pesquisadores, e permitir que esta fosse
identificada de forma eficaz, num universo cada vez mais povoado de novos saberes.
Description
Keywords
Arqueologia Pré-história Património Socialização do conhecimento Práxis pedagógica