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Divulgação de informação sobre responsabilidade social por parte das empresas do setor empresarial do estado

dc.contributor.advisorCarvalho, Luísa Cagica
dc.contributor.advisorSardinha, Boguslawa
dc.contributor.authorSimões, António José Henriques de Jesus
dc.date.accessioned2022-01-13T11:23:09Z
dc.date.available2022-01-13T11:23:09Z
dc.date.issued2021-09
dc.description.abstractA Responsabilidade Social tem ganho cada vez maior relevância no âmbito da atividade das empresas, onde em simultâneo são consideradas as preocupações sociais e ambientais e os interesses dos stakeholders. Em simultâneo, a sociedade, cada vez mais informada e alertada por vários casos de gestão duvidosa (Lehman Brothers, Enron, Volkswagen e outros), presta maior atenção à conformidade da conduta das empresas segundo as regras estabelecidas e socialmente aceites, seja no quadro legal ou nos referenciais éticos, e exige cada vez maior e melhor acesso à informação, com maior acuidade no seguimento da gestão da coisa pública, de que as empresas do Setor Empresarial do Estado são também responsáveis. Por outro lado, o desenvolvimento tecnológico e a massificação dos meios de acesso digitais facilitam a procura e a obtenção de informação por todas as partes interessadas, fator que deve ser tido em conta pelas empresas para as suas demonstrações, quer das suas obrigações legais quer de outras iniciativas que vão para além disso de forma voluntária. O objetivo deste estudo é o de apurar o grau de divulgação de informação sobre Responsabilidade Social por parte das empresas do Setor Empresarial do Estado, através de uma análise de conteúdo das páginas web das empresas, nas quais é feita uma revisão detalhada das informações sobre responsabilidade social. Seguidamente é medido o nível de divulgação de informação, tendo para o efeito sido adotado o Índice de Divulgação utilizado em trabalhos anteriores, mas ajustado à investigação para este estudo. No estudo realizado constatou-se que, globalmente, as empresas do Setor Empresarial do Estado divulgam informação de gestão no âmbito das suas obrigações legais, o que inclui itens relativos à Responsabilidade Social. Contudo, a divulgação de informação online na vertente da Responsabilidade Social e da ética, tanto a de caráter obrigatório como outra que seja de caráter voluntário, carece ainda de alguma melhoria.pt_PT
dc.description.abstractSocial Responsibility has been recently gaining relevance in the context of companies’ activities, in which social and environmental concerns are taken into consideration, besides stakeholder interests. At the same time, society, increasingly informed and alerted by various cases of doubtful management (Lehman Brothers, Enron, Volkswagen and others), pays greater attention to the compliance of companies' conduct according to established and socially accepted rules, whether in the legal framework or in ethical grounds, and it demands ever greater and better access to information, with greater accuracy in the follow-up of the management of public affairs, for which companies in the Public Sector are also responsible. On the other hand, technological development and digital media massification ease the search and obtainment of information by all interested parties, a factor that needs to be taken into account by companies for their demonstrations, whether of their legal obligations or of other initiatives that voluntarily go beyond that. The goal of this study is to ascertain the degree of disclosure of information on Social Responsibility by Public Sector companies, through analysis of such companies’ web pages content, in which a detailed review of information on social responsibility is made. The degree of information disclosure is then measured according to the Disclosure Index used in previous works, adjusted to this study’s research. This study revealed that, globally, Public Sector companies disclose information within the context of their legal obligations, which includes Social Responsibility items. However, online disclosure of Social Responsibility and ethics information, independently of being mandatory or voluntary, is in need of improvement.pt_PT
dc.identifier.tid202791149pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/38803
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectResponsabilidade socialpt_PT
dc.subjectSetor empresarial do estadopt_PT
dc.subjectDivulgação de informaçãopt_PT
dc.subjectSocial responsibilitypt_PT
dc.subjectState business sectorpt_PT
dc.subjectInformation disseminationpt_PT
dc.titleDivulgação de informação sobre responsabilidade social por parte das empresas do setor empresarial do estadopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Setúbal
thesis.degree.nameMestrado em Ciências Empresariaispt_PT

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