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A perceção do consumidor sobre a inteligência artificial no ponto de venda

dc.contributor.advisorImamovic, Irma
dc.contributor.authorSantana, Sofia De Jesus Mendes
dc.date.accessioned2025-08-07T10:48:23Z
dc.date.available2025-08-07T10:48:23Z
dc.date.issued2025-07-16
dc.description.abstractinteligência artificial no ponto de venda, com especial foco no contexto do retalho. Numa altura em que o mundo se encontra em constante inovação e onde a inteligência artificial assume, cada vez mais, um papel central, esta investigação procura compreender de que forma é que esta tecnologia impacta a experiência de compra do consumidor, assim como identificar os fatores que influenciam a aceitação e posterior satisfação dos mesmos. Para tal, foi utilizada uma metodologia qualitativa, realizando entrevistas estruturadas a consumidores com perfis sociodemográficos diversificados. Através da análise dos dados, resultante das perspetivas, sentimentos e experiências dos consumidores com tecnologias de inteligência artificial no ponto de venda, tais como reconhecimento facial, pagamento inteligente, sistemas de self-service checkout, entre outros, foi possível recolher uma perspetiva aprofundada e contextualizada do tópico em estudo. Os resultados obtidos por meio da análise dos dados evidenciam que a aceitação da inteligência artificial no ponto de venda está dependente de diversos fatores, tais como a rapidez, a facilidade de utilização, e o valor percebido que é acrescentado à experiência de compra. Características demográficas e fatores emocionais e sociais, revelam ser igualmente determinantes para a aceitação destas tecnologias, derivado de fatores como a idade, a literacia tecnológica, a procura por conveniência, a angústia com a perda de fator humano e as preocupações éticas. Para além disso, os fatores idade e literacia tecnológica demonstram um impacto direto na predisposição dos consumidores para aceitar estas tecnologias. Conclui-se assim que, a inteligência artificial, se bem implementada, pode aprimorar de forma significativa a experiência de compra do consumidor, tornando-a mais rápida, cómoda, eficiente e autónoma. Contudo, é fundamental para os consumidores que as empresas consigam criar um equilíbrio entre a inovação e o contacto humano, promovendo assim a experiência emocional do consumidor.por
dc.identifier.tid203978854
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/58345
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectInteligência artificial
dc.subjectPonto de venda
dc.subjectExperiência do consumidor
dc.subjectRetalho
dc.subjectAceitação da inteligência artificial
dc.subjectCaracterísticas demográficas
dc.subjectTecnologias de self-service
dc.titleA perceção do consumidor sobre a inteligência artificial no ponto de venda
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketing

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