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Authors
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Abstract(s)
A Relação Escola-Família é algo complexo e exige que seja estudado tendo em
conta várias vertentes e dimensões que lhe estão inerentes. Este tema tem vindo a ser
estudado por vários investigadores tal com Davies (1989) e Marques (2001a e 2001b),
entre outros, que salientam a importância e benefícios que a Relação Escola-Família traz.
No entanto, há vários obstáculos a esta relação e que, muitas vezes, para além de não
contribuírem para algo benéfico acabam mesmo por “difamar” a outra parte.
O principal objetivo deste trabalho prende-se com a importância dada pelos pais, mães e
encarregados/as de educação à relação com a instituição que os/as seus/suas filhos/as
frequentam e em que medida é que a fomentam ativamente. Assim, foi elaborada a
fundamentação teórica sobre o tema de modo a dar consistência ao trabalho.
Posteriormente, foi realizado um estudo através da aplicação de inquérito por
questionário e de entrevistas aos pais, mães e encarregados/as de educação de crianças
de uma turma de 2º ano do 1º CEB de uma Escola de Coimbra.
No final, fez-se a análise dos dados obtidos e, posteriormente, tiraram-se conclusões,
terminando com algumas considerações finais.
Description
Keywords
Participação Família Relação Escola-Família Envolvimento Encarregados de Educação Pais Mães