Repository logo
 
Publication

A applet multiplicação da plataforma Hypatiamat na compreensão dos sentidos da operação aritmética multiplicação

dc.contributor.advisorMartins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-
dc.contributor.advisorPinto, Ricardo Manuel Neves
dc.contributor.advisorRato, Virgílio José Monteiro, 1964-
dc.contributor.authorFreitas, Yelitza Milagros de Aveiro de
dc.date.accessioned2024-04-02T09:33:44Z
dc.date.available2024-04-02T09:33:44Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractEste relatório final foi elaborado com base no trabalho desenvolvido ao longo dos estágios realizados no âmbito das unidades curriculares Prática Educativa I e II do Mestrado em Ensino do 1.° Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.° Ciclo do Ensino Básico. O presente documento está estruturado em três secções principais: 1) Introdução; 2) Componente Investigativa e 3) Componente Reflexiva. A Introdução apresenta um enquadramento dos estágios realizados no âmbito da Prática Educativa I e II e expõe a sua importância na formação de professores. A Componente Investigativa apresenta uma investigação realizada no estágio referente à Prática Educativa I, numa turma do 2. ᵒ ano de escolaridade do 1.ᵒ Ciclo do Ensino Básico. A investigação procurou responder às seguintes questões de investigação: (1) De que forma a applet multiplicação da Plataforma Hypatiamat promove a compreensão dos sentidos da operação aritmética multiplicação nos alunos do 2.° ano do 1.ᵒ Ciclo do Ensino Básico?; (2) A utilização da applet multiplicação da Plataforma Hypatiamat influencia a perceção sobre a Autorregulação da Aprendizagem e a Autoeficácia Matemática dos alunos do 2.° ano do 1.ᵒ Ciclo do Ensino Básico? Começamos por apresentar uma fundamentação teórica sobre os conceitos relacionados com a investigação. Posteriormente, apresenta-se em detalhe o plano de ação implementado. Este plano de ação foi constituído por um conjunto de sessões, que integraram a applet multiplicação da Plataforma Hypatiamat, para se verificar a sua influência na compreensão dos sentidos da operação aritmética multiplicação e perceção dos alunos sobre a Autorregulação da Aprendizagem e a Autoeficácia Matemática. Esta investigação é de natureza mista, com carácter interpretativo e design de investigação-ação. A recolha de dados foi realizada pela professora estagiária, que desempenhou um papel de investigadora participante. Recorreu-se a questionários para analisar a perceção dos alunos sobre a Autorregulação da Aprendizagem e a Autoeficácia Matemática. Adicionalmente, recorreu-se ao registo de notas de campo, documentos preenchidos pelos alunos, fotografias, vídeos, gravações de áudio, que serviram de base para a construção posterior das Narrações Multimodais. Os resultados evidenciam melhorias estatisticamente significativas no Nível Global de Conhecimento, Desempenho Global e perceção da Autoeficácia Matemática dos alunos. Conclui-se que a integração da applet multiplicação e o cenário de aprendizagem desenvolvido contribuíram para a compreensão dos sentidos da operação aritmética multiplicação e para o aumento da perceção da Autoeficácia Matemática dos alunos do 2.ᵒ ano de escolaridade do 1.ᵒ Ciclo do Ensino Básico. A Componente Reflexiva apresenta três reflexões críticas sobre o percurso da professora estagiária nos estágios realizados, designadamente no 1.ᵒ Ciclo do Ensino Básico e no 2.ᵒ Ciclo do Ensino Básico, nas áreas da Matemática e Ciências Naturais. Concluímos este relatório com o contributo destes estágios no desenvolvimento profissional da professora estagiária.pt_PT
dc.identifier.tid203560590pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/50434
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino Básico 1º Ciclopt_PT
dc.subjectOperações Aritméticaspt_PT
dc.subjectAutoeficácia Matemáticapt_PT
dc.subjectAutorregulação da Aprendizagempt_PT
dc.subjectArtefactos Digitaispt_PT
dc.subjectPlataforma Hypatiamatpt_PT
dc.subjectNarrações Multimodaispt_PT
dc.titleA applet multiplicação da plataforma Hypatiamat na compreensão dos sentidos da operação aritmética multiplicaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
YELITZA_FREITAS.pdf
Size:
12.27 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: