Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
12.27 MB | Adobe PDF |
Abstract(s)
Este relatório final foi elaborado com base no trabalho desenvolvido ao longo dos estágios realizados no âmbito das unidades curriculares Prática Educativa I e II do Mestrado em Ensino do 1.° Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.° Ciclo do Ensino Básico.
O presente documento está estruturado em três secções principais: 1) Introdução; 2) Componente Investigativa e 3) Componente Reflexiva.
A Introdução apresenta um enquadramento dos estágios realizados no âmbito da Prática Educativa I e II e expõe a sua importância na formação de professores.
A Componente Investigativa apresenta uma investigação realizada no estágio referente à Prática Educativa I, numa turma do 2. ᵒ ano de escolaridade do 1.ᵒ Ciclo do Ensino Básico. A investigação procurou responder às seguintes questões de investigação: (1) De que forma a applet multiplicação da Plataforma Hypatiamat promove a compreensão dos sentidos da operação aritmética multiplicação nos alunos do 2.° ano do 1.ᵒ Ciclo do Ensino Básico?; (2) A utilização da applet multiplicação da Plataforma Hypatiamat influencia a perceção sobre a Autorregulação da Aprendizagem e a Autoeficácia Matemática dos alunos do 2.° ano do 1.ᵒ Ciclo do Ensino Básico? Começamos por apresentar uma fundamentação teórica sobre os conceitos relacionados com a investigação. Posteriormente, apresenta-se em detalhe o plano de ação implementado. Este plano de ação foi constituído por um conjunto de sessões, que integraram a applet multiplicação da Plataforma Hypatiamat, para se verificar a sua influência na compreensão dos sentidos da operação aritmética multiplicação e perceção dos alunos sobre a Autorregulação da Aprendizagem e a Autoeficácia Matemática. Esta investigação é de natureza mista, com carácter interpretativo e design de investigação-ação. A recolha de dados foi realizada pela professora estagiária, que desempenhou um papel de investigadora participante. Recorreu-se a questionários para analisar a perceção dos alunos sobre a Autorregulação da Aprendizagem e a Autoeficácia Matemática. Adicionalmente, recorreu-se ao registo de notas de campo, documentos preenchidos pelos alunos, fotografias, vídeos, gravações de áudio, que serviram de base para a construção posterior das Narrações Multimodais. Os resultados evidenciam melhorias estatisticamente significativas no Nível Global de Conhecimento, Desempenho Global e perceção da Autoeficácia Matemática dos alunos. Conclui-se que a integração da applet multiplicação e o cenário de aprendizagem desenvolvido contribuíram para a compreensão dos sentidos da operação aritmética multiplicação e para o aumento da perceção da Autoeficácia Matemática dos alunos do 2.ᵒ ano de escolaridade do 1.ᵒ Ciclo do Ensino Básico.
A Componente Reflexiva apresenta três reflexões críticas sobre o percurso da professora estagiária nos estágios realizados, designadamente no 1.ᵒ Ciclo do Ensino Básico e no 2.ᵒ Ciclo do Ensino Básico, nas áreas da Matemática e Ciências Naturais. Concluímos este relatório com o contributo destes estágios no desenvolvimento profissional da professora estagiária.
Description
Keywords
Ensino Básico 1º Ciclo Operações Aritméticas Autoeficácia Matemática Autorregulação da Aprendizagem Artefactos Digitais Plataforma Hypatiamat Narrações Multimodais