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Abstract(s)
Este relatório final da Prática de Ensino Supervisionada apresenta e analisa o percurso desenvolvido
pelo professor estagiário durante o seu estágio pedagógico, focado na disciplina de Educação Física,
no contexto escolar. Inicialmente, na Área I, é feita uma caracterização do Colégio dos Plátanos, local
onde decorreu o estágio, incluindo uma descrição detalhada das suas infraestruturas. Em seguida, na
Área II, são expostos os procedimentos e as estratégias de ensino adotadas ao longo do estágio, com
destaque para as abordagens pedagógicas utilizadas tanto nas turmas do 5º ano, correspondente ao
2º ciclo, bem como o 9º ano, correspondente ao 3º ciclo, e 12º ano, correspondente ao ensino
secundário. Nesta área, é dada especial atenção às práticas de ensino e à gestão de turmas, refletindo
sobre as metodologias aplicadas e os resultados obtidos. São também abordadas as condições
essenciais para a prática de Educação Física, nomeadamente o planeamento, os espaços disponíveis e
os recursos utiliza. Na Área III, é apresentada uma descrição detalhada de todas as atividades e projetos
em que o professor estagiário esteve envolvido, evidenciando a sua participação na vida escolar e a
interação com a comunidade educativa. Este envolvimento sublinha o impacto positivo tanto a nível
pessoal como profissional, resultante da sua integração nas diversas iniciativas escolares. Por fim, na
Área IV, apresenta-se a investigação que analisou o efeito do paradesporto, enquanto conteúdo das
aulas de Educação Física, nas atitudes inclusivas de alunos sem deficiência em relação aos seus pares
com deficiência. Assim, foi possível identificar que as atitudes globais na educação física podem ser
modificadas com essa estratégia, mas não as atitudes específicas da educação física nem em relação
às alterações das regras.
