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Abstract(s)
A evolução da sociedade traz ao ensino superior e às suas instituições inúmeros desafios.
As mudanças são constantes e diárias, seja derivada do local onde estão inseridas, do
contexto socioeconómico dos estudantes, do uso da tecnologia, do aumento da regulação
e mesmo das próprias necessidades e expetativas de outras partes interessadas que fazem
parte destas organizações, dando origem a riscos. Estes associados à sua atividade,
refletidos no seu próprio contexto, desde a decisão da criação da oferta formativa até à
empregabilidade dos estudantes. Neste sentido, é fundamental que as Instituições de
Ensino Superior (IES) identifiquem e enraízem o risco inerente à sua atividade. Por outro
lado, estas entidades têm, na sua grande maioria, Sistemas Internos de Garantia da
Qualidade (SIGQ) acreditados pela Agência de Acreditação e Avaliação do Ensino
Superior (A3ES) e obrigatoriedade de disporem de um plano de Gestão de Riscos (GR) e
Sistema de Controlo Interno (SCI) que englobe toda a organização. Este projeto tem como
objetivo propor um modelo integrado, no Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) com
gestão de riscos (GR) e controlo interno (CI), baseado nas orientações técnicas e
recomendações que constam nos seguintes documentos: Enterprise Risk Management –
Integrated Framework e Internal Control Integrated Framework da autoria do Committee
of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO), bem como os
referenciais da A3ES. Nesse sentido, este projeto fornece uma abordagem sobre a GR e
CI através de modelos reconhecidos internacionalmente, efetuando a sua integração com
o próprio SIGQ.
A realização deste trabalho permite indicar que apesar da estrutura deste modelo ter sido
desenvolvida, deve ser garantida a sua monitorização e avaliação da sua aplicabilidade e
eficácia, com vista à melhoria institucional. As principais limitações estão associadas ao
enquadramento teórico do modelo, dado desconhecer-se na prática algum caso que tivesse
sido anteriormente desenvolvido, o que o torna um projeto pioneiro. Quanto a propostas
futuras sugere-se a aplicação do projeto e identificação de riscos associados a todo IPC,
desde a governação, passando pela conceção dos cursos e comparação com organizações
congéneres. Em suma, a concretização deste projeto permitiu consolidar o conhecimento
sobre a temática da GR, CI e executar, com êxito a proposta, criando as bases para a
propor um modelo de GR e CI integrado no IPC, efetuando a ligação com o seu SIGQ.
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Keywords
Ensino superior Gestão de risco Controlo Interno Qualidade