Repository logo
 
Publication

Eficácia da metodologia coaching na gestão do comportamento de um aluno com necessidades educativas específicas

dc.contributor.advisorBaptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-
dc.contributor.authorLima, João Paulo Rodrigues de
dc.date.accessioned2024-06-24T14:14:31Z
dc.date.available2024-06-24T14:14:31Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractO presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Especial, com especialização no domínio cognitivo e motor. Tem como finalidade abordar a promoção de comportamentos adaptativos em um aluno com baixa autoeficácia através da metodologia do coaching. Sabemos que alunos com problemas de comportamento podem trazer prejuízos para o próprio desempenho académico, assim como para o ambiente escolar, podendo evoluir para outras problemáticas como violência e bullying. Além disso, esses comportamentos se manifestam em outras circunstâncias, trazendo prejuízos, como desporto, atividades extracurriculares e socioafetivo. O coaching é reconhecido como uma ferramenta útil para aprimorar habilidades acadêmicas, profissionais e pessoais. Demonstrou-se que pode encorajar mudanças positivas, desde profissionais a alunos e professores. O objetivo deste estudo é determinar se o coaching é eficaz na promoção de comportamentos mais adaptativos e na redução de comportamentos desadaptativos em um aluno do segundo ciclo da educação básica com problemas de baixa autoeficácia. Além disso, ele procura entender como o coaching pode influenciar a sua participação em sala de aula, relacionamentos e desempenho acadêmico, bem como seu contexto familiar. O trabalho foi dividido em duas partes. Na primeira parte foi realizada uma revisão da literatura sobre coaching, comportamento e autoeficácia, enfatizando as conexões entre esses conceitos. Na segunda parte, detalham-se os objetivos, a metodologia e os resultados do projeto. De uma forma geral, os resultados obtidos apontam para a eficácia do uso da metodologia de coaching aplicado ao aluno, com uma notável redução nas queixas de comportamento desadaptativo em sala de aula, melhora no desempenho escolar e na relação familiar. O coaching se mostrou como uma ferramenta eficaz na promoção de comportamentos adaptativos.pt_PT
dc.identifier.tid203600258pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/51102
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCoachingpt_PT
dc.subjectEducação Especialpt_PT
dc.subjectComportamentopt_PT
dc.subjectAutoeficáciapt_PT
dc.titleEficácia da metodologia coaching na gestão do comportamento de um aluno com necessidades educativas específicaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especialpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
JOAO_LIMA.pdf
Size:
791.61 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: