Publication
Eficácia da metodologia coaching na gestão do comportamento de um aluno com necessidades educativas específicas
dc.contributor.advisor | Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963- | |
dc.contributor.author | Lima, João Paulo Rodrigues de | |
dc.date.accessioned | 2024-06-24T14:14:31Z | |
dc.date.available | 2024-06-24T14:14:31Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Especial, com especialização no domínio cognitivo e motor. Tem como finalidade abordar a promoção de comportamentos adaptativos em um aluno com baixa autoeficácia através da metodologia do coaching. Sabemos que alunos com problemas de comportamento podem trazer prejuízos para o próprio desempenho académico, assim como para o ambiente escolar, podendo evoluir para outras problemáticas como violência e bullying. Além disso, esses comportamentos se manifestam em outras circunstâncias, trazendo prejuízos, como desporto, atividades extracurriculares e socioafetivo. O coaching é reconhecido como uma ferramenta útil para aprimorar habilidades acadêmicas, profissionais e pessoais. Demonstrou-se que pode encorajar mudanças positivas, desde profissionais a alunos e professores. O objetivo deste estudo é determinar se o coaching é eficaz na promoção de comportamentos mais adaptativos e na redução de comportamentos desadaptativos em um aluno do segundo ciclo da educação básica com problemas de baixa autoeficácia. Além disso, ele procura entender como o coaching pode influenciar a sua participação em sala de aula, relacionamentos e desempenho acadêmico, bem como seu contexto familiar. O trabalho foi dividido em duas partes. Na primeira parte foi realizada uma revisão da literatura sobre coaching, comportamento e autoeficácia, enfatizando as conexões entre esses conceitos. Na segunda parte, detalham-se os objetivos, a metodologia e os resultados do projeto. De uma forma geral, os resultados obtidos apontam para a eficácia do uso da metodologia de coaching aplicado ao aluno, com uma notável redução nas queixas de comportamento desadaptativo em sala de aula, melhora no desempenho escolar e na relação familiar. O coaching se mostrou como uma ferramenta eficaz na promoção de comportamentos adaptativos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203600258 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/51102 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Coaching | pt_PT |
dc.subject | Educação Especial | pt_PT |
dc.subject | Comportamento | pt_PT |
dc.subject | Autoeficácia | pt_PT |
dc.title | Eficácia da metodologia coaching na gestão do comportamento de um aluno com necessidades educativas específicas | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Especial | pt_PT |