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Authors
Abstract(s)
O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Especial, com especialização no domínio cognitivo e motor. Tem como finalidade abordar a promoção de comportamentos adaptativos em um aluno com baixa autoeficácia através da metodologia do coaching.
Sabemos que alunos com problemas de comportamento podem trazer prejuízos para o próprio desempenho académico, assim como para o ambiente escolar, podendo evoluir para outras problemáticas como violência e bullying. Além disso, esses comportamentos se manifestam em outras circunstâncias, trazendo prejuízos, como desporto, atividades extracurriculares e socioafetivo. O coaching é reconhecido como uma ferramenta útil para aprimorar habilidades acadêmicas, profissionais e pessoais. Demonstrou-se que pode encorajar mudanças positivas, desde profissionais a alunos e professores.
O objetivo deste estudo é determinar se o coaching é eficaz na promoção de comportamentos mais adaptativos e na redução de comportamentos desadaptativos em um aluno do segundo ciclo da educação básica com problemas de baixa autoeficácia. Além disso, ele procura entender como o coaching pode influenciar a sua participação em sala de aula, relacionamentos e desempenho acadêmico, bem como seu contexto familiar.
O trabalho foi dividido em duas partes. Na primeira parte foi realizada uma revisão da literatura sobre coaching, comportamento e autoeficácia, enfatizando as conexões entre esses conceitos. Na segunda parte, detalham-se os objetivos, a metodologia e os resultados do projeto. De uma forma geral, os resultados obtidos apontam para a eficácia do uso da metodologia de coaching aplicado ao aluno, com uma notável redução nas queixas de comportamento desadaptativo em sala de aula, melhora no desempenho escolar e na relação familiar. O coaching se mostrou como uma ferramenta eficaz na promoção de comportamentos adaptativos.
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Keywords
Coaching Educação Especial Comportamento Autoeficácia