Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.24 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
Nos dias de hoje, em que os mercados estão cada vez mais globais, e com a
competitividade entre as diversas empresas, é fundamental para o sucesso das
organizações uma boa monitorização da sua performance. Deste modo, as abordagens
tradicionais, focadas apenas nos fatores financeiros e no curto prazo, deram origem a
abordagens mais abrangentes, focadas em fatores financeiros e não financeiros numa
ótica de longo prazo.
Assim, surgiu o Balanced Scorecard (BSC), uma das mais flexíveis ferramentas de gestão
e de suporte à estratégia na atualidade. O BSC baseia-se na formulação de objetivos,
indicadores de performance, metas, mapa estratégico e definição de iniciativas
estratégicas distribuídas por diferentes perspetivas. Apesar da crescente importância desta
ferramenta, grande parte das organizações empresariais ainda desconhecem a sua
aplicabilidade.
Após a pandemia de Covid-19, em que o setor hoteleiro foi bastante afetado, torna-se
essencial que as empresas hoteleiras desenvolvam mecanismos ao nível da gestão que
permitam uma maior sustentabilidade para contornar estas adversidades. Desta forma, o
objetivo deste trabalho de projeto é a conceptualização de um BSC adaptado à realidade
do Hotel Fátima (HF), que auxilie na clarificação e implementação da estratégia, através
do alinhamento dos esforços de toda a organização em torno de um objetivo comum.
Este trabalho de projeto permitiu concluir que a estratégia do HF beneficiaria com a
implementação de um BSC, visto que poderá auxiliar a organização numa melhor
definição da sua estratégia e, consequentemente, na sua operacionalização, facilitando o
alinhamento organizacional e aumentando a eficácia na tomada de decisão.
Description
Keywords
Estratégia Balanced Scorecard Performance Indicadores de desempenho Hotel