Repository logo
 
Publication

Plant landscape na atmosfera de loja: Um estudo sobre a apreciação do consumidor português

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorDomingos, Catarina
dc.contributor.authorCosta, Rafaela Guerra da
dc.date.accessioned2021-04-26T16:37:51Z
dc.date.available2022-03-01T01:30:26Z
dc.date.issued2021-03-01
dc.description.abstractA forma como o consumidor português faz as suas compras tem vindo a mudar e, aos poucos, está a abraçar as novas tecnologias. Assim, estima-se que gradualmente o retalho físico venha a desparecer (Malbasic & Choi, 2019). Deste modo, tornou-se essencial que os espaços de consumo sejam locais cada vez mais orientados para o seu público-alvo, proporcionando-lhe experiências e momentos únicos, de forma a atingir a diferenciação (Kotler & Armstrong, 2008). O objetivo geral desta investigação é compreender o que pensa o consumidor português sobre a atmosfera de loja decorada com base no plant landscape. De forma a responder a esta questão, optou-se por uma metodologia mista, através da realização de três focus group e a aplicação de um inquérito por questionário a uma amostra de 510 portugueses. Constatou-se, através das análises levadas a cabo, que uma atmosfera de loja com plantas é valorizada pelo consumidor, mais em termos de fatores ambientais (aroma e temperatura) do que de fatores de design (montra, expositores, layout, cores e materiais). Em termos gerais, a inclusão de plantas gera aproximação do consumidor, verificando-se uma maior incidência no sexo feminino e inquiridos com rendimentos e níveis de escolaridade mais elevados. Ao nível das discussões de grupo, verificou-se uma tendência para a aproximação do consumidor, ainda que se sublinhe a necessidade de harmonia entre os diversos elementos e uma distinção clara do que é produto e do que é meramente decorativo.pt_PT
dc.identifier.tid202707660pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/36291
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPlant landscapept_PT
dc.subjectAtmosfera de lojapt_PT
dc.subjectComportamento do consumidor portuguêspt_PT
dc.subjectAproximaçãopt_PT
dc.titlePlant landscape na atmosfera de loja: Um estudo sobre a apreciação do consumidor portuguêspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
rafaela_costa.pdf
Size:
2.77 MB
Format:
Adobe Portable Document Format