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Plant landscape na atmosfera de loja: Um estudo sobre a apreciação do consumidor português

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A forma como o consumidor português faz as suas compras tem vindo a mudar e, aos poucos, está a abraçar as novas tecnologias. Assim, estima-se que gradualmente o retalho físico venha a desparecer (Malbasic & Choi, 2019). Deste modo, tornou-se essencial que os espaços de consumo sejam locais cada vez mais orientados para o seu público-alvo, proporcionando-lhe experiências e momentos únicos, de forma a atingir a diferenciação (Kotler & Armstrong, 2008). O objetivo geral desta investigação é compreender o que pensa o consumidor português sobre a atmosfera de loja decorada com base no plant landscape. De forma a responder a esta questão, optou-se por uma metodologia mista, através da realização de três focus group e a aplicação de um inquérito por questionário a uma amostra de 510 portugueses. Constatou-se, através das análises levadas a cabo, que uma atmosfera de loja com plantas é valorizada pelo consumidor, mais em termos de fatores ambientais (aroma e temperatura) do que de fatores de design (montra, expositores, layout, cores e materiais). Em termos gerais, a inclusão de plantas gera aproximação do consumidor, verificando-se uma maior incidência no sexo feminino e inquiridos com rendimentos e níveis de escolaridade mais elevados. Ao nível das discussões de grupo, verificou-se uma tendência para a aproximação do consumidor, ainda que se sublinhe a necessidade de harmonia entre os diversos elementos e uma distinção clara do que é produto e do que é meramente decorativo.

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Plant landscape Atmosfera de loja Comportamento do consumidor português Aproximação

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