Repository logo
 
Publication

A reinvenção do papel do professor em tempos de pandemia: estratégias e uso das tecnologias digitais no ensino remoto

dc.contributor.advisorRodrigues, Maria do Rosário
dc.contributor.authorFreitas, Teozeta Quitéria Parente Pinto
dc.date.accessioned2022-12-12T14:45:38Z
dc.date.available2022-12-12T14:45:38Z
dc.date.issued2022-10
dc.description.abstractPara aprender a conviver com a mais nova situação de ordem mundial, a pandemia do Covid 19, muitas ações fizeram-se necessárias para o enfrentamento do desafio de ensinar e aprender de forma remota. Assim, este estudo procurou contribuir através de uma pesquisa acerca das estratégias reinventadas e desenvolvidas pelos professores na escola virtual durante o isolamento social provocado pela pandemia, assim como os desafios enfrentados pelos mesmos e o papel da gestão escolar diante da problemática em questão. A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar acerca das estratégias utilizadas pelos professores da Escola Estadual Camilo Dias no processo de reinvenção por ocasião da pandemia. E como objetivos específicos, identificar as ações da atuação docente dos professores da Escola por ocasião da implantação do ensino remoto; analisar as dificuldades enfrentadas pelos gestores escolares e pelos professores no trabalho remoto; averiguar quais dificuldades encontradas pelos professores no trabalho com as novas tecnologias. A metodologia aplicada no estudo foi mista com componentes quantitativas e qualitativas. Para a recolha de dados aplicaram-se questionários a professores e gestores da Escola Estadual Professor Camilo Dias. Após análise da recolha de dados comprovou-se que os professores utilizaram estratégias com base nas tecnologias digitais para tornar o ensino e a aprendizagem possível já que o contexto favoreceu para o uso das mesmas. Foi possível perceber o papel do gestor escolar no fortalecimento das ações e estratégias trabalhadas pelos professores na escola. Conclui-se que os professores utilizaram estratégias de utilização das ferramentas digitais, ao mesmo tempo tiveram que reinventar um cenário no próprio domicílio transformando espaços em salas de aula virtuais. Os resultados da pesquisa demonstraram que houve sintonia entre o enquadramento teórico e os dados recolhidos revelando que as dificuldades estão postas para que todos saibam ou aprendam a conviver com o fenômeno da pandemia, e o reinventar do professor seja um legado fonte de muitas estudos e pesquisas na era inimaginável enfrentada por todo o mundo agora e no futuropt_PT
dc.description.abstractIn order to learn to live with the newest world order situation, the Covid-19 pandemic, many actions were necessary to face the challenge of teaching and learning remotely. Thus, this study sought to contribute through a research on the strategies reinvented and developed by teachers in the virtual school during the social isolation caused by the pandemic, as well as the challenges faced by them and the role of school management in the face of the problem in question. The present research had as general objective to investigate the strategies used by the teachers of the Camilo Dias State School in the reinvention process on the occasion of the pandemic. And as specific objectives, to identify the actions of the teaching performance of the School's teachers on the occasion of the implementation of remote teaching; analyze the difficulties faced by school managers and teachers in remote work; to find out what difficulties found by teachers in working with new technologies. The methodology applied in the study was mixed with quantitative and qualitative components. As a technique for field research, questionnaires were used to collect data for teachers and managers of the State School Professor Camilo Dias. After analyzing the data collection, it was found that the teachers used strategies including digital technologies among them to make teaching and learning possible since the context favored their use. It was possible to perceive the role of the school manager in strengthening the actions and strategies worked by teachers at school. It is concluded that teachers used digital tools as strategies, at the same time they had to reinvent a scenario at home, transforming spaces into virtual classrooms. The research results showed that there was harmony between the theoretical framework revealing that the difficulties are posed for everyone to know or learn to live with the phenomenon of the pandemic, and the reinvention of the teacher is a legacy source of many studies and research in the unimaginable era faced around the world now and in the future.pt_PT
dc.identifier.tid203107136pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/42603
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectReinvençãopt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectTecnologiapt_PT
dc.subjectPandemiapt_PT
dc.subjectReinventionpt_PT
dc.subjectTeachingpt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectTechnologypt_PT
dc.subjectPandemicpt_PT
dc.titleA reinvenção do papel do professor em tempos de pandemia: estratégias e uso das tecnologias digitais no ensino remotopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Setúbal
thesis.degree.nameMestrado em Gestão e Administração de Escolaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A Reinvenção do Professor em Tempos de Pandemia (Revisado Final NOV 2022).pdf
Size:
762.36 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: