Repository logo
 
Publication

Análise da influência das redes sociais no desempenho académico de alunos do ensino superior

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspt_PT
dc.contributor.advisorSilva, Vasco Gestosa da
dc.contributor.authorRosário, Francisca Ramos do
dc.date.accessioned2023-01-31T16:43:53Z
dc.date.available2023-01-31T16:43:53Z
dc.date.issued2022
dc.date.submitted2022
dc.description.abstractHoje, os adolescentes estão a utilizar cada vez mais os recursos e aplicativos disponíveis na Web 2.0, principalmente as redes sociais. O Facebook tem sido uma das redes sociais mais populares entre os jovens portugueses nos últimos anos. Nesse sentido, as escolas devem acompanhar e adaptar-se a todas essas mudanças tecnológicas que ocorrem nesta sociedade da informação e comunicação. Assim, nas instituições superiores, os professores podem utilizar aplicativos disponíveis na Web 2.0, como redes sociais, como complemento ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos em diversas disciplinas. As redes sociais passaram a fazer parte da vida de jovens cada vez mais conectados, e essa forma de comunicar e interagir pode ser vista como uma ferramenta de ensino para facilitar a aprendizagem. Este facto poderá sensibilizar as equipas de gestão das instituições de ensino superior para uma maior utilização destas redes sociais e contribuir para um processo de ensino mais dinâmico e rico. Nesse sentido, pode-se observar que as redes sociais Instagram, Facebook, Twitter e WhatsApp são as mais utilizadas, segundo uma pesquisa realizada na elaboração deste trabalho sobre as redes sociais mais utilizadas nas instituições de ensino superior em Portugal. Neste contexto, é apresentado um trabalho de projeto sobre a análise da influência das redes sociais no desempenho académico de alunos do ensino superior e o tratamento dos dados recolhidos é realizado com recurso a uma ferramenta de Business Intelligence (BI), o Microsoft Power BI. Assim, com base nos resultados obtidos, pretendemos analisar e compreender qual a importância da utilização das redes sociais no desempenho escolar, dos alunos do ensino superior em Portugal, através da realização de um questionário dirigido aos alunos das universidades e dos institutos politécnicos de Portugal.pt_PT
dc.identifier.tid203201140pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/43495
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRedes Sociaispt_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.subjectWeb 2.0pt_PT
dc.subjectPower BIpt_PT
dc.titleAnálise da influência das redes sociais no desempenho académico de alunos do ensino superiorpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Tomar
thesis.degree.nameMestrado em Analítica e Inteligência Organizacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Projeto de Francisca do Rosário .pdf
Size:
2.71 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: