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Authors
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Abstract(s)
Hoje, os adolescentes estão a utilizar cada vez mais os recursos e aplicativos
disponíveis na Web 2.0, principalmente as redes sociais. O Facebook tem sido uma das redes
sociais mais populares entre os jovens portugueses nos últimos anos. Nesse sentido, as
escolas devem acompanhar e adaptar-se a todas essas mudanças tecnológicas que ocorrem
nesta sociedade da informação e comunicação. Assim, nas instituições superiores, os
professores podem utilizar aplicativos disponíveis na Web 2.0, como redes sociais, como
complemento ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos em diversas disciplinas.
As redes sociais passaram a fazer parte da vida de jovens cada vez mais conectados,
e essa forma de comunicar e interagir pode ser vista como uma ferramenta de ensino para
facilitar a aprendizagem. Este facto poderá sensibilizar as equipas de gestão das instituições
de ensino superior para uma maior utilização destas redes sociais e contribuir para um
processo de ensino mais dinâmico e rico. Nesse sentido, pode-se observar que as redes
sociais Instagram, Facebook, Twitter e WhatsApp são as mais utilizadas, segundo uma
pesquisa realizada na elaboração deste trabalho sobre as redes sociais mais utilizadas nas
instituições de ensino superior em Portugal.
Neste contexto, é apresentado um trabalho de projeto sobre a análise da influência
das redes sociais no desempenho académico de alunos do ensino superior e o tratamento dos
dados recolhidos é realizado com recurso a uma ferramenta de Business Intelligence (BI), o
Microsoft Power BI.
Assim, com base nos resultados obtidos, pretendemos analisar e compreender qual
a importância da utilização das redes sociais no desempenho escolar, dos alunos do ensino
superior em Portugal, através da realização de um questionário dirigido aos alunos das
universidades e dos institutos politécnicos de Portugal.
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Keywords
Redes Sociais Ensino Superior Web 2.0 Power BI