Repository logo
 
Publication

Atividades Práticas no 1º Ciclo do Ensino Básico: A(s) VOZ (es) dos Alunos

dc.contributor.advisorParamés, Ana
dc.contributor.authorLibório, Vanessa
dc.date.accessioned2021-02-13T20:21:52Z
dc.date.available2021-02-13T20:21:52Z
dc.date.issued2020-12-23
dc.description.abstractO presente estudo foi elaborado no âmbito de estágio curricular para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta investigação, de cariz qualitativo, teve como propósito compreender quais as conceções que os alunos possuem acerca das atividades práticas, no âmbito das Ciências, bem como qual o impacto que o trabalho prático poderá ter na mudança dessas conceções e na formação dos alunos. Tendo em conta os objetivos propostos para este estudo foi utilizada uma metodologia de abordagem de investigação-ação. Assim, foi realizado um conjunto de atividades práticas e Tarefas de Inspiração Projetiva, inseridas na área disciplinar de Estudo do Meio, e dinamizadas numa turma do 3.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Desta forma, os participantes do presente estudo foram os 27 alunos da turma, a respetiva docente titular e a professora-investigadora. Os resultados obtidos evidenciam que os alunos, em geral, possuem conceções preconcebidas acerca da Ciência que não correspondem à realidade, tendo demonstrado que não estavam familiarizados com a realização de atividades práticas. Após a implementação do plano de intervenção, algumas dessas conceções foram modificadas, tendo os alunos demonstrado nas suas respostas uma maior aproximação às atividades deste cariz. Além disso, a maioria dos alunos demonstrou envolvimento e motivação nas atividades realizadas, o que se refletiu em aprendizagens significativas e na aquisição de conhecimentos científicos. É de salientar que os resultados deste estudo refletem particularidades dos participantes desta investigação específica, o que impede a generalização dos resultados para outros contextos, mas que suporta, ainda assim, a importância atribuída à realização de atividades práticaspt_PT
dc.description.abstractThis study was carried out as part of the curricular internship to obtain a master's degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. This qualitative investigation aimed to understand what conceptions students have about experiences, within the scope of Sciences, as well as what impact practical work may have on changing these conceptions and on students’ learning. Considering the proposed objectives for this study, an action research approach methodology was used. Thus, a set of practical activities and Tasks of Projective Inspiration were carried out, inserted in Study of the Environment, in a class of the 3rd grade of the 1st Cycle of Basic Education. The participants of the present study were the 27 students, their teacher and the researcher. The results show that students, in general, have preconceptions about Science that do not correspond to reality which manifests that they were not familiar with the realization of practical activities. After the implementation of the intervention plan some of these conceptions were modified with the students defining in their responses a greater tendency to activities of this nature. Besides, most students showed involvement and motivation in the activities performed, which is reflected in relevant learning and the acquisition of scientific knowledge. It should be noted that the results of this study reflect the particularities of the participants of this specific investigation, preventing the generalization of the results to other contexts, but which supports, nevertheless, the importance attributed to practical activities.pt_PT
dc.identifier.tid202636860pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/35462
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino das Ciências, atividades práticas, conceções dos alunos, 1.º Ciclo do Ensino Básico.pt_PT
dc.subjectScience teaching, practical activities, student’s preconceptions, 1st Cycle of Basic Educationpt_PT
dc.titleAtividades Práticas no 1º Ciclo do Ensino Básico: A(s) VOZ (es) dos Alunospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Superior de Educação e Ciências

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Vanessa Libório.pdf
Size:
2.78 MB
Format:
Adobe Portable Document Format