Repository logo
 
Publication

Estratégias de coping na gestão de stresse em ensino clínico: Contributos para a supervisão de estudantes de enfermagem

datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdept_PT
dc.contributor.advisorCarvalho, António Luís
dc.contributor.authorAlmeida, Rui Pedro
dc.date.accessioned2016-09-28T10:18:24Z
dc.date.available2016-09-28T10:18:24Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO ensino clínico em enfermagem, pela sua natureza e complexidade de experiências, desencadeia novos sentimentos no estudante que potenciam a vivência de stresse. No entanto, o stresse poderá ter consequências negativas e benefícios para o estudante, na medida em que desenvolve capacidades pessoais e profissionais para aprender a lidar com essas situações. O presente estudo pretende identificar os fatores geradores de stresse dos estudantes de enfermagem em ensino clínico e identificar as principais estratégias de coping adotadas na gestão do stresse. Pretende-se, também, identificar as áreas de supervisão clínica a desenvolver com o intuito de evoluir para uma proposta de um modelo de supervisão promotora de uma adaptação positiva, por parte dos estudantes, em situações de stresse. O estudo foi realizado com 245 estudantes da Escola Superior de Enfermagem do Porto que frequentavam o 3º e 4º anos do Curso de Licenciatura em Enfermagem no ano letivo de 2014/2015, sendo que utilizamos um questionário com quatro partes. A primeira parte direcionada para os dados sociodemográficos dos estudantes e a segunda referente às características do ensino clínico considerado como o mais stressante. Na terceira parte utilizamos a Escala de Situações Indutoras de Stresse em Ensino Clínico em Enfermagem e na última parte o Questionário de Estratégias de Coping. Verificou-se que os estudantes identificam os aspetos pessoais, a gestão de tempo e trabalho e a orientação em ensino clínico como principais situações indutoras de stresse. Os participantes referem assumir a responsabilidade, procurar suporte social e resolver os problemas de forma planeada como estratégias de gestão do stresse. A supervisão de estudantes apresenta inúmeros benefícios e demonstra-se fulcral no acompanhamento dos estudantes em ensino clínico de enfermagem para desenvolver as capacidades pessoais e profissionais de uma forma mais equilibrada e mais eficaz.pt_PT
dc.identifier.tid201234238pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/14896
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectStressept_PT
dc.subjectEnsino Clínicopt_PT
dc.subjectCopingpt_PT
dc.subjectSupervisão de estudantespt_PT
dc.titleEstratégias de coping na gestão de stresse em ensino clínico: Contributos para a supervisão de estudantes de enfermagempt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Superior de Enfermagem do Porto
thesis.degree.nameMestrado em Supervisão Clínica em Enfermagempt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese.pdf
Size:
8.13 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: