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Estratégias de coping na gestão de stresse em ensino clínico: Contributos para a supervisão de estudantes de enfermagem
| datacite.subject.fos | Ciências Médicas::Ciências da Saúde | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Carvalho, António Luís | |
| dc.contributor.author | Almeida, Rui Pedro | |
| dc.date.accessioned | 2016-09-28T10:18:24Z | |
| dc.date.available | 2016-09-28T10:18:24Z | |
| dc.date.issued | 2016 | |
| dc.description.abstract | O ensino clínico em enfermagem, pela sua natureza e complexidade de experiências, desencadeia novos sentimentos no estudante que potenciam a vivência de stresse. No entanto, o stresse poderá ter consequências negativas e benefícios para o estudante, na medida em que desenvolve capacidades pessoais e profissionais para aprender a lidar com essas situações. O presente estudo pretende identificar os fatores geradores de stresse dos estudantes de enfermagem em ensino clínico e identificar as principais estratégias de coping adotadas na gestão do stresse. Pretende-se, também, identificar as áreas de supervisão clínica a desenvolver com o intuito de evoluir para uma proposta de um modelo de supervisão promotora de uma adaptação positiva, por parte dos estudantes, em situações de stresse. O estudo foi realizado com 245 estudantes da Escola Superior de Enfermagem do Porto que frequentavam o 3º e 4º anos do Curso de Licenciatura em Enfermagem no ano letivo de 2014/2015, sendo que utilizamos um questionário com quatro partes. A primeira parte direcionada para os dados sociodemográficos dos estudantes e a segunda referente às características do ensino clínico considerado como o mais stressante. Na terceira parte utilizamos a Escala de Situações Indutoras de Stresse em Ensino Clínico em Enfermagem e na última parte o Questionário de Estratégias de Coping. Verificou-se que os estudantes identificam os aspetos pessoais, a gestão de tempo e trabalho e a orientação em ensino clínico como principais situações indutoras de stresse. Os participantes referem assumir a responsabilidade, procurar suporte social e resolver os problemas de forma planeada como estratégias de gestão do stresse. A supervisão de estudantes apresenta inúmeros benefícios e demonstra-se fulcral no acompanhamento dos estudantes em ensino clínico de enfermagem para desenvolver as capacidades pessoais e profissionais de uma forma mais equilibrada e mais eficaz. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201234238 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/14896 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Stresse | pt_PT |
| dc.subject | Ensino Clínico | pt_PT |
| dc.subject | Coping | pt_PT |
| dc.subject | Supervisão de estudantes | pt_PT |
| dc.title | Estratégias de coping na gestão de stresse em ensino clínico: Contributos para a supervisão de estudantes de enfermagem | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.grantor | Escola Superior de Enfermagem do Porto | |
| thesis.degree.name | Mestrado em Supervisão Clínica em Enfermagem | pt_PT |
