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O ensino clínico em enfermagem, pela sua natureza e complexidade de experiências,
desencadeia novos sentimentos no estudante que potenciam a vivência de stresse. No entanto,
o stresse poderá ter consequências negativas e benefícios para o estudante, na medida em que
desenvolve capacidades pessoais e profissionais para aprender a lidar com essas situações.
O presente estudo pretende identificar os fatores geradores de stresse dos estudantes de
enfermagem em ensino clínico e identificar as principais estratégias de coping adotadas na
gestão do stresse. Pretende-se, também, identificar as áreas de supervisão clínica a
desenvolver com o intuito de evoluir para uma proposta de um modelo de supervisão promotora
de uma adaptação positiva, por parte dos estudantes, em situações de stresse.
O estudo foi realizado com 245 estudantes da Escola Superior de Enfermagem do Porto que
frequentavam o 3º e 4º anos do Curso de Licenciatura em Enfermagem no ano letivo de
2014/2015, sendo que utilizamos um questionário com quatro partes. A primeira parte
direcionada para os dados sociodemográficos dos estudantes e a segunda referente às
características do ensino clínico considerado como o mais stressante. Na terceira parte
utilizamos a Escala de Situações Indutoras de Stresse em Ensino Clínico em Enfermagem e na
última parte o Questionário de Estratégias de Coping.
Verificou-se que os estudantes identificam os aspetos pessoais, a gestão de tempo e trabalho e
a orientação em ensino clínico como principais situações indutoras de stresse. Os participantes
referem assumir a responsabilidade, procurar suporte social e resolver os problemas de forma
planeada como estratégias de gestão do stresse.
A supervisão de estudantes apresenta inúmeros benefícios e demonstra-se fulcral no
acompanhamento dos estudantes em ensino clínico de enfermagem para desenvolver as
capacidades pessoais e profissionais de uma forma mais equilibrada e mais eficaz.
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Keywords
Stresse Ensino Clínico Coping Supervisão de estudantes
