Publication
Brand Love na Cultura da Convergência – uma influência para a Indústria Cinematográfica
dc.contributor.advisor | Dias, Álvaro | |
dc.contributor.author | Azambujo Fernandes, Ana Beatriz | |
dc.date.accessioned | 2020-03-12T16:28:00Z | |
dc.date.available | 2020-03-12T16:28:00Z | |
dc.date.issued | 2020-02-21 | |
dc.date.submitted | 2020-01-14 | |
dc.description.abstract | Através da evolução da Web 2.0 e do aparecimento das redes sociais, a relação entre o consumidor e a marca sofreu alterações. Atualmente, o consumidor tem acesso a plataformas online que lhe permitem estar em contacto com as marcas, através do fluxo de conteúdos por via de vários dispositivos e canais de distribuição. Jenkins, apelidou este movimento como Cultura da Convergência, uma mudança de paradigma, alterando as relações entre a produção e o consumo de informações. Movido pelas motivações, o consumidor tem cada vez mais uma voz ativa na sociedade, participando em diversos temas de interesse cultural, político e ambiental. Contribuindo para uma pool de informação, criando novos conteúdos, ou apenas a consumir o que provem dos processos anteriores. Com base na indústria cinematográfica, utilizou-se o caso da saga Harry Potter, aplicado aos conceitos referidos na presente dissertação. Dessa forma foi realizado um questionário que pretendia medir a relação entre brand love e consumer engagement de forma a averiguar a sua influência, a par com as motivações de informação, identificação, entretenimento, benefícios económicos e influência social, pela qual o consumidor era movido. Por último apurou-se entre utilizadores ativos e passivos, quais os tipos de utilizadores que interagem com a saga, e o seu papel na contribuição, consumo e criação. Os resultados obtidos concluíram que Brand Love tem influência sobre Consumer Engagement; motivações como Identificação, Informação e Entretenimento influenciam o Consumo; Identificação, Informação e Influência Social influenciam a Contribuição e as motivações de Informação, Benefícios, Entretenimento e Influência Social influenciam a Criação; e que Consumer Engagement terá influência sob active/passive users. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202455700 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/31703 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | brand love | pt_PT |
dc.subject | consumer engagement | pt_PT |
dc.subject | active/passive user | pt_PT |
dc.subject | cultura da convergência | pt_PT |
dc.subject | motivações | pt_PT |
dc.title | Brand Love na Cultura da Convergência – uma influência para a Indústria Cinematográfica | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Instituto Superior de Gestão |