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A perceção do consumidor sobre a Internet Of Things e a sua respetica aceitação

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorLeal, Maria do Carmo
dc.contributor.authorVilelas, Sofia Inês Lourenço
dc.date.accessioned2021-02-09T11:40:07Z
dc.date.available2021-02-09T11:40:07Z
dc.date.issued2020-12-04
dc.description.abstractA Internet of Things (IoT), que se refere a objetos ou coisas físicas que se relacionam entre si através da Internet, tem-se tornado cada vez mais popular em diversos aspetos do nosso dia-a-dia. No entanto, apesar dos benefícios que oferece para a sociedade, questões como segurança e privacidade são desafios atuais para a sua solidificação e aceitação por parte dos utilizadores. Assim, a presente investigação pretende compreender a perceção do consumidor português sobre esta tecnologia emergente, por meio do estudo das características pessoais do utilizador até à capacidade de utilização dos mesmos. Deste modo, utilizou-se o modelo TAM para testar a aceitação da tecnologia em causa, mediante a realização de um questionário online a 102 inquiridos. Os resultados evidenciaram que tanto as competências do utilizador na Internet e no uso da IoT, como as próprias características do utilizador (confiança, prazer percebido e conhecimento) influenciam na intenção de uso da tecnologia.pt_PT
dc.description.abstractThe Internet of Things (IoT), which refers to objects or things that relate to each other through the Internet is becoming increasingly popular in various aspects of our daily lives. However, despite the benefits it offers to society, issues such as security and privacy are current challenges for its solidification and acceptance by users. Thus, the present investigation aims to understand the perception of the Portuguese consumer about this emerging technology through the study of personal characteristics up to their ability to use them. In this way, use the TAM model to test the acceptance of the technology in question, using an online questionnaire with 102 surveys. The results showed that both user’s skills on the Internet and the use of IoT, as well as the user’s own characteristics (trust, Perceived pleasure and knowledge) influence the user in the intention of using the Technology.pt_PT
dc.identifier.tid202627560pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/35295
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInternet of Thingspt_PT
dc.subjectComportamento do consumidorpt_PT
dc.subjectAceitação da tecnologiapt_PT
dc.titleA perceção do consumidor sobre a Internet Of Things e a sua respetica aceitaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade Europeia
thesis.degree.nameMestrado em Marketing Digitalpt_PT

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