dc.contributor.author | Rios, Emanuel | |
dc.date.accessioned | 2024-12-26T17:49:37Z | |
dc.date.available | 2024-12-26T17:49:37Z | |
dc.date.issued | 2024-12 | |
dc.description.abstract | Enquadramento: Embora se espere que os cuidados de saúde sejam seguros e de elevada qualidade, os incidentes causados por fatores humanos, nomeadamente em contexto de emergência, são referidos como um problema, pelo que é importante para as instituições de cuidados de saúde tomar medidas para prevenir erros e introduzir melhorias. Uma das formas de prevenção destes incidentes é garantir que os profissionais de saúde, nomeadamente os enfermeiros tem o treino e a educação que permita providenciar os melhores cuidados às pessoas, nomeadamente utilizando para isso ferramentas como a simulação “in situ”. A simulação “in situ” é a prática de utilizar cenários simulados num ambiente clínico real com o objetivo de providenciar educação aos profissionais de saúde e consequentemente melhoria dos cuidados. Objetivos: Mapear a evidência dos contributos da simulação in situ em contexto de urgência/emergência. Metodologia: Foi realizada uma scoping review, e reportada, segundo a metodologia proposta pela Joanna Briggs Institute. A pesquisa foi realizada na MEDLINE via PUBMED, CINAHL via EBSCO, e RCAAP, sem limitações. Os artigos foram avaliados ao nível do título, do resumo, e do texto integral por dois revisores para se verificarem os critérios de inclusão. Resultados: Foram incluídos 3 estudos nesta scoping review. Os resultados evidenciam a viabilidade da utilização da simulação “in situ” para melhorar as rotinas para cenários, nomeadamente de paragem cardiorrespiratória. A autoconfiança dos enfermeiros também melhora quando se recorre a simulação “in situ” para treinar cenários em contexto de emergência. Esta técnica educativa deve ser realizada por enfermeiros com experiência no ensino da simulação. Conclusão: A literatura existente, ainda que limitada ao número de estudos encontrados, sugere que a simulação “in situ” em contexto de emergência resulta numa melhoria das competências dos enfermeiros, sendo uma estratégia eficaz para melhoria da sua autoconfiança na prestação de cuidados. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/draft | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/53357 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Saúde Norte Cruz Vermelha Portuguesa | pt_PT |
dc.subject | Enfermeiro | pt_PT |
dc.subject | Formação em Simulação | pt_PT |
dc.subject | Serviço de Emergência | pt_PT |
dc.subject | Hospital | pt_PT |
dc.subject | Medicina de Emergência | pt_PT |
dc.title | Contributos da simulação "IN SITU" no contexto de urgência/emergência | pt_PT |
dc.type | other | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
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