Repository logo
 
Publication

O dia a dia das crianças. O sentido dos cuidados e das rotinas no contexto de creche e de jardim-de-infância

dc.contributor.advisorMarchão, Amélia
dc.contributor.authorMartins, Ana Rita Revez
dc.date.accessioned2025-07-08T08:55:52Z
dc.date.available2025-07-08T08:55:52Z
dc.date.issued2025-06-24
dc.description.abstractO presente relatório decorre do projeto de investigação-ação realizado no âmbito das Unidades Curriculares de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresentando um estudo transversal aos dois contextos de estágio, Creche e Jardim de infância. O projeto, intitulado “O dia a dia das crianças – o sentido dos cuidados e das rotinas no contexto de Creche e de Jardim de infância”, tem como objetivo compreender de que forma é que as educadoras cooperantes organizam a rotina das suas salas, promovendo assim uma rotina estável e flexível em Creche e Jardim de Infância. A metodologia utilizada, numa abordagem qualitativa, realizou-se através de procedimentos de investigação-ação, tendo sido criadas diversas oportunidades de aprendizagem para e com as crianças e recolhidas opiniões das crianças e das educadoras sobre o projeto desenvolvido, especificando a importância das rotinas. A partir das técnicas e instrumentos selecionados foram descritas e analisadas as observações e as intervenções realizadas. Este processo de investigação permitiu compreender a importância da organização da rotina, sendo fundamental adequá-la ao grupo de crianças, promovendo a segurança, a autonomia e flexibilidade, que respeite as necessidades e interesses de cada criança.por
dc.description.abstractThis report results from the action-research project carried out within the framework of the Supervised Teaching Practice units of the master’s degree in early childhood education, presenting a study that spans both internship contexts: Nursery and Kindergarten. The project, entitled "Children's Daily Lives – The Meaning of Care and Routines in the Context of Nursery and Kindergarten," aims to understand how cooperating educators organize their classroom routines, thereby promoting a stable and flexible routine in both Nursery and Kindergarten settings. The methodology used, based on a qualitative approach, was implemented through action-research procedures, creating several learning opportunities for and with the children, while also gathering the children's and educators' opinions on the project, highlighting the importance of routines. Through the selected techniques and instruments, the observations and interventions carried out were described and analyzed. This research process made it possible to understand the importance of organizing routines, emphasizing the need to adapt them to each group of children, thus promoting security, autonomy, and flexibility in a way that respects each child's needs and interests.eng
dc.identifier.tid203965809
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/58041
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectrotina
dc.subjecttempo
dc.subjectflexibilidade
dc.subjectcreche
dc.subjectjardim de infância
dc.subjectroutine
dc.subjecttime
dc.subjectflexibility
dc.subjectnursery
dc.subjectkindergarten
dc.titleO dia a dia das crianças. O sentido dos cuidados e das rotinas no contexto de creche e de jardim-de-infânciapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Portalegre
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Final Ana Rita Martins.pdf
Size:
1.62 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: