Repository logo
 
Publication

A pedagogia da iniciativa: exploração livre de materiais em creche

dc.contributor.advisorChélinho, Joana Maria Rodrigues, 1980-
dc.contributor.authorCarvalho, Diana Rita Pratas de
dc.date.accessioned2023-02-28T13:12:02Z
dc.date.available2023-02-28T13:12:02Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractO presente relatório, mostra o meu percurso de desenvolvimento profissional, durante as experiências de estágio na prática de ensino supervisionada, para finalizar o Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação de Coimbra. A sua estrutura, encontra-se organizada em três partes, na primeira parte, é apresentada a Contextualização e Itinerário Formativo, que contempla enquadramentos teóricos importantes como, “se acreditarem no poder da minha voz…” e “o corpo da criança…”. Estes, levam ao processo prático da investigação em creche. A segunda parte, corresponde à Prática Pedagógica Supervisionada em Creche, onde é feita, a análise da prática da instituição, essencial ao tema escolhido. A escuta das vozes das crianças é incorporada como parte integrante da ação, assumindo sempre a criança o estatuto de sujeito de investigação. A partir do trabalho de investigação de âmbito académico, destaca-se e valoriza-se a comunicação com as crianças e a sua participação, desenvolvendo neste estudo, um processo de reflexão sobre a prática realizada e a sua pertinência enquanto estratégia educativa, proporcionando um vasto leque de experiências à criança. É defendida uma atitude pedagógica que valoriza as oportunidades de a criança poder expressar as suas preferências, e atribuir significados ao mundo que a rodeia. Na terceira parte, encontramos o Relato de Práticas Exploratórias, onde são apresentadas as experiências consideradas relevantes neste percurso formativo, na descoberta do mundo através da luz e das cores, a utilização do jogo heurístico como instrumento desafiante, numa aprendizagem com base na iniciativa da criança. Deste modo, o relato, leva a um entendimento sobre a influência do processo de escuta, como um fator essencial para um total envolvimento da criança e uma aprendizagem plena.pt_PT
dc.identifier.tid203189086pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/43965
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectParticipaçãopt_PT
dc.subjectIniciativapt_PT
dc.subjectEnvolvimentopt_PT
dc.subjectDesafiospt_PT
dc.titleA pedagogia da iniciativa: exploração livre de materiais em crechept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DIANA_CARVALHO.pdf
Size:
2.22 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: