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O presente relatório, mostra o meu percurso de desenvolvimento profissional, durante as experiências de estágio na prática de ensino supervisionada, para finalizar o Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação de Coimbra.
A sua estrutura, encontra-se organizada em três partes, na primeira parte, é apresentada a Contextualização e Itinerário Formativo, que contempla enquadramentos teóricos importantes como, “se acreditarem no poder da minha voz…” e “o corpo da criança…”. Estes, levam ao processo prático da investigação em creche. A segunda parte, corresponde à Prática Pedagógica Supervisionada em Creche, onde é feita, a análise da prática da instituição, essencial ao tema escolhido.
A escuta das vozes das crianças é incorporada como parte integrante da ação, assumindo sempre a criança o estatuto de sujeito de investigação. A partir do trabalho de investigação de âmbito académico, destaca-se e valoriza-se a comunicação com as crianças e a sua participação, desenvolvendo neste estudo, um processo de reflexão sobre a prática realizada e a sua pertinência enquanto estratégia educativa, proporcionando um vasto leque de experiências à criança. É defendida uma atitude pedagógica que valoriza as oportunidades de a criança poder expressar as suas preferências, e atribuir significados ao mundo que a rodeia.
Na terceira parte, encontramos o Relato de Práticas Exploratórias, onde são apresentadas as experiências consideradas relevantes neste percurso formativo, na descoberta do mundo através da luz e das cores, a utilização do jogo heurístico como instrumento desafiante, numa aprendizagem com base na iniciativa da criança.
Deste modo, o relato, leva a um entendimento sobre a influência do processo de escuta, como um fator essencial para um total envolvimento da criança e uma aprendizagem plena.
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Criança Participação Iniciativa Envolvimento Desafios