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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Two case studies on academic writing aim at characterizing the writing profiles of students
entering higher education through means other than the National Access Competition. The first
case is the written task of an exam for students of professional and artistic courses applying
for polytechnic institutes. The second one consists of the written diagnostic of a Workshop on
Portuguese for Academic Purposes. Considering the Development Response as the aggregating
textual genre, texts of the order of argument and explanation/exposition were analyzed. The
study revealed globally higher results in case 1 (entrance test), difficulties across the whole
set of texts, and specific problems in the group of students speaking varieties of Portuguese
different from EP. Cross-cutting weaknesses were identified at the macrostructure level, such
as the inclusion of counter-arguments and the elaboration of an adequate conclusion, as well
as at the microstructure level, such as punctuation due to syntactic knowledge and limited use
of contrastive and causal connectors. This characterization of students writing profiles at the
entrance to higher education allows the development of intentional interventions in the writing
practices of different scientific areas.
Com o estudo de dois casos de escrita académica, a resposta de desenvolvimento de uma prova de acesso para alunos de cursos profissionais e artísticos e a resposta extensa escrita a um teste de diagnóstico no contexto de uma Oficina de Português para Fins Académicos, pretendeu-se caracterizar o perfil de desempenho de escrita de estudantes que ingressam no ensino superior por vias diferentes do Concurso Nacional de Acesso. Considerando a Resposta de Desenvolvimento o género agregador, foram analisados textos da ordem do argumentar e do explicar/expor. A análise revelou resultados globalmente superiores no caso 1 (prova de acesso), dificuldades transversais ao conjunto de textos e problemas específicos do grupo de estudantes falantes de variedades do português diferentes do PE. Foram identificadas fragilidades transversais a nível da macroestrutura, como a inclusão de contra-argumentos e a elaboração de uma conclusão adequada ao plano de texto, bem como a nível da microestrutura, como pontuação decorrente de conhecimento sintático e recurso pouco diversificado a conectores contrastivos e causais. Esta caracterização de um perfil de escrita de estudantes à entrada para o ensino superior permite programar intervenções intencionais nas práticas de escrita das diferentes áreas científicas dos estudantes.
Com o estudo de dois casos de escrita académica, a resposta de desenvolvimento de uma prova de acesso para alunos de cursos profissionais e artísticos e a resposta extensa escrita a um teste de diagnóstico no contexto de uma Oficina de Português para Fins Académicos, pretendeu-se caracterizar o perfil de desempenho de escrita de estudantes que ingressam no ensino superior por vias diferentes do Concurso Nacional de Acesso. Considerando a Resposta de Desenvolvimento o género agregador, foram analisados textos da ordem do argumentar e do explicar/expor. A análise revelou resultados globalmente superiores no caso 1 (prova de acesso), dificuldades transversais ao conjunto de textos e problemas específicos do grupo de estudantes falantes de variedades do português diferentes do PE. Foram identificadas fragilidades transversais a nível da macroestrutura, como a inclusão de contra-argumentos e a elaboração de uma conclusão adequada ao plano de texto, bem como a nível da microestrutura, como pontuação decorrente de conhecimento sintático e recurso pouco diversificado a conectores contrastivos e causais. Esta caracterização de um perfil de escrita de estudantes à entrada para o ensino superior permite programar intervenções intencionais nas práticas de escrita das diferentes áreas científicas dos estudantes.
Description
Keywords
Academic writing Academic genres Argumentative writing Expository writing Linguistic variation Pedagogy in higher education Escrita académica Géneros do discurso académico Textos da ordem do argumentar Textos da ordem do expor Variação linguística Pedagogia no ensino superior
Citation
Costa, A.L. (2022). Nas margens da escrita académica. A. Leal, F. Silva, I. Ferreira, L. Cunha, & P. Silvano (Orgs.). Linguística. Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto. Número Especial In Honorem Fátima Oliveira. 1, 55-78.