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Advisor(s)
Abstract(s)
Due to recruitment difficulties resulting from budgetary restraints, as well as the continued
withdrawal of military and civilians from their ranks, military institutions, including the Air
Force, Portuguese military institutions are currently facing the challenge of creating human
resource policies that enhance motivation and retention. This study sought to analyze the
influence of Non-Financial Rewards (NFR) on exit, voice, and neglect, mediated by loyalty
and silence so that the Portuguese Air Force can adjust its human resources policies to its
strategic objectives. For this purpose, an electronic questionnaire was sent to 3,709 civilian and
military workers, and 348 valid questionnaires were received. Statistical results demonstrated
the existence of unidimensionality of NFR and suggested that NFR, as a practice of human
resource management, influences behavioral strategies, namely loyalty, exit, voice, and
neglect. Loyalty mediates the relationship between the NFR and the exit. The implications of
these results were discussed.
Devido a dificuldades de recrutamento resultantes de restrições orçamentais, bem como à contínua saída de militares e trabalhadores civis, as instituições militares, incluindo a Força Aérea Portuguesa, enfrentam o desafio de criar políticas de recursos humanos que aumentem a motivação e a retenção dos que se encontram na instituição. Este estudo procurou analisar a influência das recompensas não financeiras no silêncio, na saída, na voz e na negligência, mediada pela lealdade, por forma a fornecer um elemento de apoio à Força Aérea Portuguesa, no sentido de ajustar as suas políticas de recursos humanos aos seus objetivos estratégicos. Para o efeito, foi enviado um questionário eletrónico a 3.709 militares e trabalhadores civis, tendo sido recebidos 348 questionários válidos. Os resultados estatísticos demonstraram a existência de unidimensionalidade das recompensas não financeiras e sugeriram que as recompensas não financeiras, como prática de gestão de recursos humanos, influenciam as estratégias comportamentais, nomeadamente a lealdade, a saída, a voz e a negligência. Os resultados sugeriram, ainda, que a lealdade medeia a relação entre as recompensas não financeiras e a saída e entre as recompensas não financeiras e o silêncio de adesão. As implicações desses resultados foram discutidas.
Devido a dificuldades de recrutamento resultantes de restrições orçamentais, bem como à contínua saída de militares e trabalhadores civis, as instituições militares, incluindo a Força Aérea Portuguesa, enfrentam o desafio de criar políticas de recursos humanos que aumentem a motivação e a retenção dos que se encontram na instituição. Este estudo procurou analisar a influência das recompensas não financeiras no silêncio, na saída, na voz e na negligência, mediada pela lealdade, por forma a fornecer um elemento de apoio à Força Aérea Portuguesa, no sentido de ajustar as suas políticas de recursos humanos aos seus objetivos estratégicos. Para o efeito, foi enviado um questionário eletrónico a 3.709 militares e trabalhadores civis, tendo sido recebidos 348 questionários válidos. Os resultados estatísticos demonstraram a existência de unidimensionalidade das recompensas não financeiras e sugeriram que as recompensas não financeiras, como prática de gestão de recursos humanos, influenciam as estratégias comportamentais, nomeadamente a lealdade, a saída, a voz e a negligência. Os resultados sugeriram, ainda, que a lealdade medeia a relação entre as recompensas não financeiras e a saída e entre as recompensas não financeiras e o silêncio de adesão. As implicações desses resultados foram discutidas.
Description
Keywords
Behavioral strategies Portuguese Air Force EVLN model Non-financial reward Silence Estratégias comportamentais Força Aérea Portuguesa Modelo EVLN Recompensas não financeiras Silêncio