Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

No brincar é que está o ganho: a urgência do brincar em educação de infância

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente projeto de investigação centra-se no tema do brincar, considerando-o como uma dimensão fundamental no contexto da educação de infância. Paralelamente, analisa-se de forma integrada as interações que emergem das brincadeiras, reconhecendo a sua relevância para o desenvolvimento global da criança e para a construção de aprendizagens significativas. A investigação teve como ponto de partida vivências experienciadas em contextos de creche e jardim de infância, tendo como principal finalidade identificar estratégias que potenciem o brincar entre as crianças, bem como compreender e interpretar as conceções e práticas desenvolvidas pelas educadoras cooperantes. Para a concretização deste estudo, recorreu-se a uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, mais especificamente à investigação-ação, com o intuito de intervir de forma intencional, investigar de modo sistemático e produzir novo conhecimento que contribua para transformação da prática educativa. Pode inferir-se que as estratégias para intensificar a brincadeira em contexto de educação de infância implicam um papel ativo e intencional por parte do adulto- nomeadamente na organização do espaço e dos materiais, gestão de tempo e observação e intervenção nas brincadeiras- e, por outro, uma gestão temporal eficaz a nível institucional (macro, que assegure a existência de tempos significativos e dedicados ao brincar no quotidiano pedagógico.
This research project focuses on the theme of playing, considering it as a fundamental dimension in early childhood education contexts. The interactions that emerge from playing are described and interpreted in an integrated manner, recognizing their relevance for the child's overall development and for the construction of meaningful learning. The research was based on experiences in daycare and kindergarten contexts, with the main purpose of identifying strategies that enhance playing among children, as well as understanding and interpreting the concepts and practices developed by the cooperating educators. To carry out this study, a qualitative methodological approach and action research methodology were used, with the aim of intervening intentionally, investigating systematically and building new knowledge that contributes to the transformation of educational practice. It can be inferred that the strategies to intensify playing in the context of early childhood education imply an active and intentional role on the part of the adult - namely the conception of the child, the organization of the educational environment, observation and intervention in games - highlighting time management that promotes times for playing in the pedagogical routine,

Description

Keywords

Brincar Interações Papel do Educador Creche e Jardim de Infância Playing Interactions Educator’s role Early Childhood Educator Daycare and Kindergarten

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue