Repository logo
 
Publication

Screening Assessment of Sensory Integration (SASI) – Research Ed. v.2.2.: contributo para a validade discriminativa em crianças dos 6 aos 7 anos e 11 meses

datacite.subject.fosIntegração Sensorialpt_PT
dc.contributor.advisorFerreira, Isabel
dc.contributor.authorCarvalho, Rafaela
dc.date.accessioned2024-08-23T10:06:10Z
dc.date.available2024-08-23T10:06:10Z
dc.date.issued2024-07-18
dc.description.abstractObjetivos: Contribuir para a validade discriminativa da Screening Assessment of Sensory Integration (SASI) Research Ed. v.2.2. entre grupos conhecidos, tanto na pontuação total como nos sete domínios que constituem a prova. Métodos: Neste estudo metodológico e transversal foi utilizado uma amostra não probabilística por conveniência composta por 42 crianças entre os 6 e os 7 anos e 11 meses. A amostra foi dividida em dois grupos: um com 21 crianças com desenvolvimento neurotípico e outro com 21 crianças com problemas de neurodesenvolvimento, sendo os dois grupos homogéneos relativamente ao género e à idade. A recolha da amostra foi realizada maioritariamente pela investigadora em vários agrupamentos escolares em Portugal Continental e em clínicas. Para a amostra das crianças com problemas de neurodesenvolvimento contou-se com o contributo de três terapeutas ocupacionais. Houve ainda uma terapeuta ocupacional que disponibilizou os dados de crianças com desenvolvimento neurotípico. Relativamente à análise dos dados, usou se estatística descritiva para a caraterização da amostra, nomeadamente a análise de frequências. Para a variável idade recorreu-se à análise da média, do desvio padrão, do mínimo e do máximo. Posteriormente, utilizou-se a estatística inferencial para averiguar a validade discriminativa entre grupos conhecidos. Como se verificaram valores dentro da normalidade ou desvios pouco severos à mesma, recorreu-se ao teste t de Student para Amostras Independentes para comparar os dois grupos, nos sete domínios e na pontuação total da SASI v.2.2. O d de Cohen foi tido em conta para avaliar a magnitude de efeito. Resultados: O teste t de Student para Amostras Independentes revelou diferenças extremamente significativas entre os dois grupos (para p < 0,001) em todos os domínios e na pontuação total, revelando o d de Cohen uma magnitude de efeito grande. As crianças com problemas de neurodesenvolvimento apresentaram resultados inferiores aos das crianças com desenvolvimento neurotípico. Conclusões: Este estudo comprovou que a SASI v.2.2. conseguiu ter uma boa capacidade discriminativa entre os dois grupos estudados e que é uma mais-valia para os terapeutas ocupacionais, pois possibilita a realização de uma avaliação completa e de confiança baseada na evidência científica.pt_PT
dc.identifier.tid203682319pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/51854
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectIntegração sensorialpt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectScreening Assessment of Sensory Integration (SASI)pt_PT
dc.subjectValidade discriminativapt_PT
dc.titleScreening Assessment of Sensory Integration (SASI) – Research Ed. v.2.2.: contributo para a validade discriminativa em crianças dos 6 aos 7 anos e 11 mesespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Superior de Saúde do Alcoitão
thesis.degree.nameMestrado em Terapia Ocupacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese Mestrado Versão Final - Rafaela Carvalho.pdf
Size:
3.59 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: