Repository logo
 
Publication

Plano de negócios para loja de arte online

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorAragonez, Teresa
dc.contributor.authorRosa, Elisa Raquel Coelho da
dc.date.accessioned2017-04-06T20:51:53Z
dc.date.available2017-04-06T20:51:53Z
dc.date.issued2016-09-22
dc.description.abstractO domínio do comércio artístico tem pertencido a negociantes de arte, que desempenham o papel de intermediário entre artista e comprador. Esta situação traduziu-se numa posição de poder que estes representantes puderam usufruir ao longo da história deste comércio e numa dependência dos outros dois intervenientes. Com o aparecimento e evolução da internet, foram criadas novas potencialidades nesta área, o que permitiu um desenvolvimento do mercado, além de ser alterada a forma como os intervenientes se relacionam, abrindo um campo de possibilidades para o comércio de arte. O comprador de arte pode ter ao seu alcance artigos que de outra forma teria muita dificuldade em conhecer, o negociante de arte pode alcançar mais apreciadores e compradores, expandindo as potencialidades do seu negócio e o artista tem agora a possibilidade de ser independente de um intermediário, criando uma relação direta com quem aprecia o produto da sua criatividade. Nesse sentido, o apreciador de arte torna-se num consumidor, a arte num entretenimento educativo e aquilo que instituições culturais, galerias e artistas proporcionam caracteriza-se por edutainment (Komarac, 2014). Nesta perspetiva de mercado, um artista pode ser um empreendedor que vai ao encontro das necessidades estéticas do consumidor, através da criação e manutenção de uma relação com o seu público, que o aprecia pela sua originalidade e autenticidade (Bhattacharjee & Wertenbroch, 2014). É nesta perspetiva que este projeto académico se insere, pela realização de um plano de negócios que visa disponibilizar o trabalho artístico no comércio de arte online e dessa forma perceber quais os fatores envolvidos numa iniciativa deste tipo, ou seja: como criar uma loja de arte online.pt_PT
dc.identifier.tid201675617pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/18168
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectPlano de negóciospt_PT
dc.subjectComércio electrónicopt_PT
dc.titlePlano de negócios para loja de arte onlinept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
elisa_rosa.pdf
Size:
1.69 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: