Repository logo
 
Publication

Explorando caminhos interdisciplinares: um estudo sobre a literatura infantil como promotora da articulação curricular no 1º ciclo

dc.contributor.advisorVeiga, Mariana
dc.contributor.authorSantos, Nádia Filipa
dc.date.accessioned2024-03-27T11:44:23Z
dc.date.available2024-03-27T11:44:23Z
dc.date.issued2024-03
dc.description.abstractO estudo que se apresenta neste relatório surge no âmbito da unidade curricular Estágio IV, do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.ºciclo do Ensino Básico, e tem como questão problema “Qual o papel da literatura para a infância na promoção da interdisciplinaridade?” e foi definido, como objetivo de investigação, compreender de que forma a literatura infantil pode promover a interdisciplinaridade numa turma de 3.º ano do 1.ºciclo do ensino básico. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa e para a recolha de dados foram utilizadas a observação participante e não estruturada e a recolha documental, nomeadamente, notas de campo, fotografias, registos de áudio e as produções dos alunos. Nas várias etapas do projeto os alunos desenvolveram competências da área da língua, cidadania e expressão artística e os resultados permitem concluir que o trabalho desenvolvido assumiu uma particular importância no desenvolvimento de competências dos alunos das diferentes áreas curriculares.pt_PT
dc.description.abstractThe study presented in this report is part of the curricular unit Internship IV, of the Master's Degree in Pre-school Education and Primary School Teaching, and its problem question is "What role does children's literature play in promoting interdisciplinarity?". The research objective was to understand how children's literature can promote interdisciplinarity in a 3rd year elementary school class. The methodology adopted was qualitative in nature and for data collection we used unstructured participant observation and documentary collection, namely field notes, photographs, audio recordings and the students' productions. In the various stages of the project, the students developed skills in the areas of language, citizenship and artistic expression and the results allow us to conclude that the work carried out was particularly important in developing the students' skills in the different curricular areas.pt_PT
dc.identifier.tid203568940
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/50423
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInterdisciplinaridadept_PT
dc.subjectLiteratura infantilpt_PT
dc.subjectCidadaniapt_PT
dc.subjectDidática da línguapt_PT
dc.subjectInterdisciplinaritypt_PT
dc.subjectChildren's literaturept_PT
dc.subjectCitizenshippt_PT
dc.subjectLanguage teachingpt_PT
dc.titleExplorando caminhos interdisciplinares: um estudo sobre a literatura infantil como promotora da articulação curricular no 1º ciclopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: