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Da Cooperação Policial - A Coordenação Nacional dos Centros de Cooperação Policial e Aduaneira
datacite.subject.fos | Cooperação Policial | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Fontes C. Branco, José F. | |
dc.contributor.author | AGOSTINHO DIAS, DAVID ANDRÉ | |
dc.date.accessioned | 2019-11-12T14:56:53Z | |
dc.date.available | 2019-11-12T14:56:53Z | |
dc.date.issued | 2019-09-30 | |
dc.date.submitted | 2019-11-07 | |
dc.description.abstract | Em fevereiro de 2017, por força do Despacho n.º 4483/2017 dos Gabinetes dos Ministros dos Negócios Estrangeiros e das Finanças e das Ministras da Administração Interna e da Justiça, deu-se uma alteração significativa no âmbito dos Centros de Cooperação Policial e Aduaneira, aquando da nomeação de um coordenador nacional para estes centros. Esta modificação teve repercussões de cariz orgânico e funcional nos mesmos, com consequências para a sua atividade. Neste contexto, o presente trabalho de investigação aplicada, subordinado ao tema “Da cooperação policial – a coordenação nacional dos Centros de Cooperação Policial e Aduaneira”, perspetivou identificar os efeitos da coordenação nacional dos Centros de Cooperação Policial e Aduaneira no funcionamento dos Centros de Cooperação Policial e Aduaneira luso-espanhóis. Para a prossecução desta investigação, o método científico empregue foi o método dedutivo. A problemática foi, portanto, abordada do geral para o particular, começando-se pela cooperação policial e limitando o conteúdo até à coordenação nacional destes centros. Os instrumentos de recolha de dados aplicados foram a análise documental e o inquérito por entrevista. Para tratar e analisar os dados recolhidos recorreu-se a análise qualitativa no que toca às entrevistas e quantitativa através da estatística descritiva, no que diz respeito ao processamento dos dados estatísticos relativos à atividade dos centros em causa. Este trabalho está dividido em cinco capítulos principais, sendo que os capítulos 1, 2 e 3 materializam o enquadramento teórico do tema, o capítulo 4 descreve a metodologia e procedimentos aplicados e o capítulo 5 contempla a apresentação, análise e discussão dos resultados. Por fim, são explanadas as conclusões e recomendações. Como principais conclusões salienta-se que foram identificadas alterações positivas e outras que se consideram ser desvantajosas. Os aspetos relativos ao intercâmbio de informações, formação do pessoal e coordenação e monitorização de atividade destes centros sofreram mudanças positivas, mas em termos de resultados alcançados no âmbito de patrulhas mistas e controlos móveis houve alterações desfavoráveis. Em suma, o funcionamento dos Centros de Cooperação Policial e Aduaneira luso-espanhóis revelou-se mais competente e adequado com a implementação da coordenação nacional dos mesmos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202289133 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/30111 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Cooperação Policial; Coordenação nacional; Centros de Cooperação Policial e Aduaneira; Intercâmbio de informações. | pt_PT |
dc.title | Da Cooperação Policial - A Coordenação Nacional dos Centros de Cooperação Policial e Aduaneira | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Academia Militar |
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