Repository logo
 
Publication

Conhecimento didático de futuros professores a partir de uma narração multimodal

dc.contributor.advisorMartins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-
dc.contributor.advisorRato, Virgílio José Monteiro, 1964-
dc.contributor.authorJesus, Vanessa Cristina Brísido de
dc.date.accessioned2022-05-12T09:00:10Z
dc.date.available2022-05-12T09:00:10Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractO presente Relatório Final é resultado do trabalho desenvolvido ao longo das Práticas Educativas I e II do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, este trabalho encontra-se dividido em três capítulos: Introdução, Componente Investigativa e Componente Reflexiva. A Introdução incide no enquadramento dos estágios curriculares realizados bem como é feita uma descrição sucinta das turmas onde os mesmos decorreram. Neste capítulo faz-se, também, uma breve análise sobre os conceitos de observação, planificação e reflexão sobre a prática de ensino. Na Componente Investigativa apresenta-se o desenvolvimento do estudo realizado, com o intuito de dar resposta ao problema de investigação: Que tipo de conhecimento didático mobilizaram os futuros professores para promover aprendizagens significativas, no âm-bito da Organização e Tratamento de Dados? A sequência didática sobre o domínio ma-temático referido foi elaborada recorrendo aos recursos digitais da Plataforma Hypatia-mat para, primeiramente, recolher conceções prévias dos alunos sobre o tema e, numa segunda fase, sistematizar os conhecimentos resolvendo algumas tarefas. De seguida foi construída uma Narração Multimodal da prática pedagógica, através dos dados recolhi-dos por gravação de áudio e de documentos escritos. Posteriormente foi analisado o conhecimento estatístico que os professores estagiários mobilizaram durante a sessão. A análise foi feita com base no quadro concetual sobre o conhecimento didático do professor em Estatística. A metodologia de investigação teve por base os pressupostos de uma investigação qualitativa, de índole interpretativo e design de estudo de caso. Os resulta-dos evidenciaram que os futuros professores possuem um conhecimento didático para lecionar Estatística, pois foram identificados aspetos positivos referentes a esse conhecimento, com base nas dimensões do quadro concetual “Conhecimento Didático do Professor em Estatística”. A unidade de análise "Dão autonomia", pertencente à dimensão conhecimento da prática educativa, destaca-se pela positiva, pois é a variável que apresenta um maior número de evidências. Nas quatro variáveis de análise da dimensão conhecimento da Estatística para a promoção de aprendizagens, a utilização de vocabulário adequado e de conceitos estatísticos foi notória, o que evidencia que os futuros professores possuem, neste âmbito, conhecimento didático para lecionar Estatística. A Componente Reflexiva é constituída por três reflexões críticas sobre cada um dos estágios realizados: Ensino do 1.º CEB, Ensino de Matemática no 2.º CEB e Ensino de Ciências Naturais no 2.º CEB. Em cada uma destas reflexões procurou-se destacar os aspetos que mais contribuíram para o desenvolvimento profissional da professora estagiária, tendo sido também investigadora no presente trabalho.pt_PT
dc.identifier.tid203007328pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/40519
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectConhecimento Didático do Professor em Estatísticapt_PT
dc.subjectNarração Multimodalpt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectEnsino Básico 1º Ciclopt_PT
dc.titleConhecimento didático de futuros professores a partir de uma narração multimodalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files