Publication
Conhecimento didático de futuros professores a partir de uma narração multimodal
dc.contributor.advisor | Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978- | |
dc.contributor.advisor | Rato, Virgílio José Monteiro, 1964- | |
dc.contributor.author | Jesus, Vanessa Cristina Brísido de | |
dc.date.accessioned | 2022-05-12T09:00:10Z | |
dc.date.available | 2022-05-12T09:00:10Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | O presente Relatório Final é resultado do trabalho desenvolvido ao longo das Práticas Educativas I e II do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, este trabalho encontra-se dividido em três capítulos: Introdução, Componente Investigativa e Componente Reflexiva. A Introdução incide no enquadramento dos estágios curriculares realizados bem como é feita uma descrição sucinta das turmas onde os mesmos decorreram. Neste capítulo faz-se, também, uma breve análise sobre os conceitos de observação, planificação e reflexão sobre a prática de ensino. Na Componente Investigativa apresenta-se o desenvolvimento do estudo realizado, com o intuito de dar resposta ao problema de investigação: Que tipo de conhecimento didático mobilizaram os futuros professores para promover aprendizagens significativas, no âm-bito da Organização e Tratamento de Dados? A sequência didática sobre o domínio ma-temático referido foi elaborada recorrendo aos recursos digitais da Plataforma Hypatia-mat para, primeiramente, recolher conceções prévias dos alunos sobre o tema e, numa segunda fase, sistematizar os conhecimentos resolvendo algumas tarefas. De seguida foi construída uma Narração Multimodal da prática pedagógica, através dos dados recolhi-dos por gravação de áudio e de documentos escritos. Posteriormente foi analisado o conhecimento estatístico que os professores estagiários mobilizaram durante a sessão. A análise foi feita com base no quadro concetual sobre o conhecimento didático do professor em Estatística. A metodologia de investigação teve por base os pressupostos de uma investigação qualitativa, de índole interpretativo e design de estudo de caso. Os resulta-dos evidenciaram que os futuros professores possuem um conhecimento didático para lecionar Estatística, pois foram identificados aspetos positivos referentes a esse conhecimento, com base nas dimensões do quadro concetual “Conhecimento Didático do Professor em Estatística”. A unidade de análise "Dão autonomia", pertencente à dimensão conhecimento da prática educativa, destaca-se pela positiva, pois é a variável que apresenta um maior número de evidências. Nas quatro variáveis de análise da dimensão conhecimento da Estatística para a promoção de aprendizagens, a utilização de vocabulário adequado e de conceitos estatísticos foi notória, o que evidencia que os futuros professores possuem, neste âmbito, conhecimento didático para lecionar Estatística. A Componente Reflexiva é constituída por três reflexões críticas sobre cada um dos estágios realizados: Ensino do 1.º CEB, Ensino de Matemática no 2.º CEB e Ensino de Ciências Naturais no 2.º CEB. Em cada uma destas reflexões procurou-se destacar os aspetos que mais contribuíram para o desenvolvimento profissional da professora estagiária, tendo sido também investigadora no presente trabalho. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203007328 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/40519 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Conhecimento Didático do Professor em Estatística | pt_PT |
dc.subject | Narração Multimodal | pt_PT |
dc.subject | Reflexão | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico 1º Ciclo | pt_PT |
dc.title | Conhecimento didático de futuros professores a partir de uma narração multimodal | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |