Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Conhecimento didático de futuros professores a partir de uma narração multimodal

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
VANESSA_JESUS.pdf2.58 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório Final é resultado do trabalho desenvolvido ao longo das Práticas Educativas I e II do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, este trabalho encontra-se dividido em três capítulos: Introdução, Componente Investigativa e Componente Reflexiva. A Introdução incide no enquadramento dos estágios curriculares realizados bem como é feita uma descrição sucinta das turmas onde os mesmos decorreram. Neste capítulo faz-se, também, uma breve análise sobre os conceitos de observação, planificação e reflexão sobre a prática de ensino. Na Componente Investigativa apresenta-se o desenvolvimento do estudo realizado, com o intuito de dar resposta ao problema de investigação: Que tipo de conhecimento didático mobilizaram os futuros professores para promover aprendizagens significativas, no âm-bito da Organização e Tratamento de Dados? A sequência didática sobre o domínio ma-temático referido foi elaborada recorrendo aos recursos digitais da Plataforma Hypatia-mat para, primeiramente, recolher conceções prévias dos alunos sobre o tema e, numa segunda fase, sistematizar os conhecimentos resolvendo algumas tarefas. De seguida foi construída uma Narração Multimodal da prática pedagógica, através dos dados recolhi-dos por gravação de áudio e de documentos escritos. Posteriormente foi analisado o conhecimento estatístico que os professores estagiários mobilizaram durante a sessão. A análise foi feita com base no quadro concetual sobre o conhecimento didático do professor em Estatística. A metodologia de investigação teve por base os pressupostos de uma investigação qualitativa, de índole interpretativo e design de estudo de caso. Os resulta-dos evidenciaram que os futuros professores possuem um conhecimento didático para lecionar Estatística, pois foram identificados aspetos positivos referentes a esse conhecimento, com base nas dimensões do quadro concetual “Conhecimento Didático do Professor em Estatística”. A unidade de análise "Dão autonomia", pertencente à dimensão conhecimento da prática educativa, destaca-se pela positiva, pois é a variável que apresenta um maior número de evidências. Nas quatro variáveis de análise da dimensão conhecimento da Estatística para a promoção de aprendizagens, a utilização de vocabulário adequado e de conceitos estatísticos foi notória, o que evidencia que os futuros professores possuem, neste âmbito, conhecimento didático para lecionar Estatística. A Componente Reflexiva é constituída por três reflexões críticas sobre cada um dos estágios realizados: Ensino do 1.º CEB, Ensino de Matemática no 2.º CEB e Ensino de Ciências Naturais no 2.º CEB. Em cada uma destas reflexões procurou-se destacar os aspetos que mais contribuíram para o desenvolvimento profissional da professora estagiária, tendo sido também investigadora no presente trabalho.

Description

Keywords

Conhecimento Didático do Professor em Estatística Narração Multimodal Reflexão Ensino Básico 1º Ciclo

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue