Repository logo
 
Publication

Explorar padrões e sequências: a construção do pensamento algébrico no 5.º ano

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorSantiago, Ana Elisa Esteves, 1978-
dc.contributor.advisorGonçalves, Armando Duarte da Silva, 1956-
dc.contributor.authorOliveira, Mariana Mendes
dc.date.accessioned2025-05-23T13:21:29Z
dc.date.available2025-05-23T13:21:29Z
dc.date.issued2025-04-11
dc.description.abstractO Relatório Final resulta de uma investigação de caráter qualitativo, descritivo e interpretativo, realizada numa turma do 5.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa II, parte integrante do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. A investigação teve como principal objetivo promover o desenvolvimento do Pensamento Algébrico nos alunos. Além disso, o documento apresenta uma reflexão crítica e fundamentada sobre o estágio realizado no 2.º CEB, destacando o seu impacto no crescimento pessoal e profissional da futura professora. Dessa forma, o Relatório Final organiza-se em duas partes fundamentais: a Contextualização e Análise do Contexto de Estágio em 2.º CEB e a Componente Investigativa. Na Componente Investigativa, o estudo foi norteado pela seguinte questão: De que forma a utilização de tarefas envolvendo situações problemáticas pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento algébrico nos alunos do 5.º ano de escolaridade? A relevância do Pensamento Algébrico reside no facto de ser essencial para uma aprendizagem mais sólida e integrada da Matemática. Para responder a essa questão, foram traçados os seguintes objetivos: Conceber e implementar tarefas que integrem situações problemáticas relacionadas ao pensamento algébrico; Analisar as produções dos alunos, identificando conceitos e processos associados ao pensamento algébrico; Examinar as estratégias de resolução de problemas adotadas pelos alunos, evidenciando conexões matemáticas e criatividade; Identificar as dificuldades enfrentadas pelos alunos na resolução de tarefas voltadas ao pensamento algébrico. As tarefas propostas aos alunos revelaram a presença de conexões internas e externas no domínio da matemática, promovendo múltiplas aprendizagens. Em suma, o estudo contribui para aprofundar a compreensão sobre como atividades bem estruturadas podem potencializar o desenvolvimento do Pensamento Algébrico e enriquecer a prática pedagógica na disciplina de Matemática.por
dc.description.abstractThe Final Report results from a qualitative, descriptive, and interpretative investigation conducted in a 5th-grade class of the 2nd Cycle of Basic Education (CBE), within the scope of the course unit Educational Practice II, part of the Master's program in Teaching for the 1st CBE and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd CBE. The primary goal of this investigation was to promote the development of Algebraic Thinking in students. Furthermore, the document presents a critical and well-founded reflection on the internship conducted in the 2nd CEB, highlighting its impact on the personal and professional growth of the future teacher. Thus, the Final Report is organized into two main sections: Contextualization and Analysis of the Internship Context in the 2nd CBE and the Investigative Component. In the Investigative Component, the study was guided by the following research question: How can the use of tasks involving problem situations contribute to the development of algebraic thinking in 5th-grade students? The relevance of Algebraic Thinking lies in its essential role in fostering a more robust and integrated understanding of Mathematics. To address this question, the following objectives were outlined: Design and implement tasks that integrate problem situations related to algebraic thinking; Analyse students’ work, identifying concepts and processes associated with algebraic thinking; Examine the problem-solving strategies adopted by students, highlighting mathematical connections and creativity; Identify the challenges faced by students in solving tasks focused on algebraic thinking. The tasks proposed to the students revealed the presence of internal and external connections within the mathematical domain, promoting learning linked to various forms of literacy. In summary, the study contributes to a deeper understanding of how well-structured activities can enhance the development of Algebraic Thinking and enrich pedagogical practice in Mathematics.eng
dc.identifier.tid203942590
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/57857
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectPensamento Algébrico
dc.subjectPadrões
dc.subjectSequências
dc.subject2.º CEB
dc.subjectConexões Matemáticas
dc.subjectTarefas
dc.subjectAlgebraic Thinking
dc.subjectPatterns
dc.subjectSequences
dc.subject2nd CBE
dc.subjectMathematical Connections
dc.subjectTasks
dc.titleExplorar padrões e sequências: a construção do pensamento algébrico no 5.º anopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MARIANA_OLIVEIRA.pdf
Size:
3.84 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: