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Abstract(s)
A qualificação de tripulantes para voo é um aspeto essencial à consecução dos
objetivos estratégicos da Força Aérea (FA). Mais, é uma condição sine qua non, não só para
um emprego eficaz dos meios, mas também para o seu emprego seguro e, tendencialmente
eficiente.
Este estudo investiga os programas de qualificação e manutenção das qualificações
atualmente em vigor nas Esquadras 501 e 502, com o objetivo de perceber se é possível
uniformizar e otimizá-los, recorrendo para isso à análise e comparação com o que de melhor
é feito em frotas congéneres, à análise das entrevistas a pilotos que transitaram da Esquadra
502 para a Esquadra 501, aos seus chefes da Secção de Uniformização, ao Chefe do Estado-
Maior do Comando Aéreo e ao adjunto para a formação de pilotos e navegadores da Direção
de Instrução.
Recorrendo a uma metodologia de raciocínio indutivo, assente numa investigação
qualitativa e no desenho de pesquisa de estudo de caso, concluiu-se que poderá ser uma
mais-valia otimizar os programas em vigor, porque permite uma qualificação de tripulantes
mais eficiente, facilita a supervisão do escalão superior e aumenta a capacidade da FA. Abstract: Quality aircrew flight qualification is an essential aspect of complying with the
strategic objectives of Portuguese Air Force (PrtAF). We can look at it as a condition sine
qua non, not only for an effective, but also for a safe employment of resources and, in the
long run, contributing to its efficiency.
This study investigates the qualification programs and its maintenance, presently in
use in Squadrons (SQN) 501 and 502, with the objective of understanding if it is possible to
optimize and standardize them. In order to achieve that goal, we looked at what comparable
fleets, in reference countries, are doing and analyzed a series of interviews, conducted to
pilots that transitioned from 502 SQN to 501 SQN, their chiefs of Uniformization and
Evaluation, the Chief of Staff of Air Command, and the head of pilot and navigator
instruction from the Training Command.
Based on an inductive reasoning methodology, qualitative research strategy and a
case study design, it was concluded that a program optimization can add value to the PrtAF
because it allows a more efficient aircrew qualification, eases the upper echelon control and
decision making and increases the capacity to respond to new challenges.
Description
Keywords
Qualificações Nível de prontidão Proficiência de voo Continuidade mínima Multimotores Qualifications Crew Readiness Status Proficiency Currency Multiengine
