Repository logo
 
Publication

Gestão do design de moda sustentável: metodologia para a criação de um projeto de coleção

dc.contributor.advisorGancho, Sara
dc.contributor.advisorRibeiro, Liliana
dc.contributor.authorToé, Maiara Pereira Dal
dc.date.accessioned2020-01-21T11:13:08Z
dc.date.issued2019-12
dc.description.abstractNo setor da moda discute-se amplamente a necessidade de mudar suas estruturas de sustentação, para incutir nelas um senso de responsabilidade ambiental, económica e social, porém o ensino superior de moda não debate sobre o tema sustentabilidade de maneira eficiente no processo de concepção dos produtos criativos. Este trabalho apresenta uma metodologia de projeto para os estudantes de moda, baseado na metodologia de design de Lobach (2001) e Camargo (2016) com os conceitos de sustentabilidade defendidos por Fletcher e Grose (2011) e McDonough e Braungart (2013). Ao inserir a metodologia projetual através da Gamification em sala de aula o designer de moda exerce o papel de gestor de design e por consequência o processo criativo obtém coerência para com os valores da sustentabilidade. O jogo tem por finalidade ensinar sobre a economia circular de uma calça jeans e desenvolver no estudante uma visão holística sobre o ciclo de vida do produto, assim como interligá-lo a todas as esferas do desenvolvimento de uma coleção de moda sustentável.pt_PT
dc.description.abstractIn the fashion industry there is a wide discussion about the need to change its support structures in order to include in the process a sense of environmental, economic and social responsibility, unfortunately academic teaching does not discuss sustainability effectively in the process of designing creative products. This paper presents a design methodology for fashion students based on the design methodology of Lobach (2001) and Camargo (2016) with the sustainability concepts defended by Fletcher and Grose (2011) and Braungart and McDonough (2013). By inserting design methodology through Gamification in the classroom, the designer plays the role of design manager and by acting like that the creative process acquires coherence with the values of sustainability. The purpose of the game is to teach about the circular economy focusing on a pair of Jeanswear. This allows the student to develop an holistic view of the product life cycle, as well as connect it to all spheres of a sustainable fashion methodology.pt_PT
dc.identifier.tid202374459pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/31055
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectModapt_PT
dc.subjectSustentabilidadept_PT
dc.subjectMetodologia projetualpt_PT
dc.subjectEconomia circularpt_PT
dc.subjectGestão do design de modapt_PT
dc.titleGestão do design de moda sustentável: metodologia para a criação de um projeto de coleçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto de Arte, Design e Empresa - Universitário
thesis.degree.nameGestão do Designpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação MestradoDsgMng Maiara Daltoé IADE.pdf
Size:
7.2 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: