Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Comparação entre o efeito de jogos lúdico-recreativos de cooperação e jogos lúdico-recreativos de cooperação-oposição ao nível da atividade física e da interação em crianças do 1º ciclo do ensino básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ANDREIA_SANTOS.pdf1.37 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

As crianças, durante toda a sua infância, passam grande parte do seu tempo a brincar. O presente estudo visa comparar jogos lúdico-recreativos de cooperação e de cooperação-oposição, em grupos de 5 e de 10 crianças, ao nível da atividade física e da interação entre crianças com idades compreendidas entre os 5 e 6 anos. Participaram no estudo 10 crianças, 5 do sexo feminino e 5 do sexo masculino. O estudo em questão permitiu evidenciar que não existem diferenças estatisticamente significativas entre os dois tipos de jogo em análise, tanto nos grupos de 5 crianças como nos grupos de 10 crianças, relativamente às componentes de atividade física, mensurada por número de passos, percentagem de tempo em AF ligeira, percentagem de tempo em AF moderada e percentagem de tempo em AF intensa/vigorosa; porém, os jogos lúdico-recreativos de cooperação-oposição de 10 elementos parecem permitir melhores resultados ao nível da atividade física total, e ao nível da atividade física moderada a intensa. Também se constataram evidências de que os jogos lúdico-recreativos de cooperação permitem fomentar a recorrência de interações entre as crianças, a proximidade geodésica, a coesão, a entreajuda, a independência e a aceitação, quantificadas por diferentes métricas. Recorrendo à análise da métrica CC, verificou-se que as crianças se encontravam mais próximas dos restantes elementos da equipa nos jogos lúdico-recreativos de cooperação. Pela análise da métrica BC, (tanto no grupo de 5 como de 10 crianças) verificaram-se diferenças estatísticas significativas entre os dois tipos de jogo em estudo: os jogos lúdico-recreativos de cooperação-oposição indicaram uma maior dependência de um ou mais elementos revelando menor coesão grupal. Relativamente à métrica CLC, esta indicou que nos jogos lúdico-recreativos de cooperação havia crianças do grupo que interagiam mais entre todas, comparativamente com os jogos lúdico-recreativos de cooperação-oposição.

Description

Keywords

Jogos Lúdico-recreativos Cooperação Cooperação-Oposição Interações Atividade Física Crianças

Citation

Research Projects

Research ProjectShow more

Organizational Units

Journal Issue