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Comparação entre o efeito de jogos lúdico-recreativos de cooperação e jogos lúdico-recreativos de cooperação-oposição ao nível da atividade física e da interação em crianças do 1º ciclo do ensino básico

dc.contributor.advisorMartins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-
dc.contributor.authorSantos, Andreia Sofia Pereira dos
dc.date.accessioned2017-09-01T09:27:11Z
dc.date.available2017-09-01T09:27:11Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractAs crianças, durante toda a sua infância, passam grande parte do seu tempo a brincar. O presente estudo visa comparar jogos lúdico-recreativos de cooperação e de cooperação-oposição, em grupos de 5 e de 10 crianças, ao nível da atividade física e da interação entre crianças com idades compreendidas entre os 5 e 6 anos. Participaram no estudo 10 crianças, 5 do sexo feminino e 5 do sexo masculino. O estudo em questão permitiu evidenciar que não existem diferenças estatisticamente significativas entre os dois tipos de jogo em análise, tanto nos grupos de 5 crianças como nos grupos de 10 crianças, relativamente às componentes de atividade física, mensurada por número de passos, percentagem de tempo em AF ligeira, percentagem de tempo em AF moderada e percentagem de tempo em AF intensa/vigorosa; porém, os jogos lúdico-recreativos de cooperação-oposição de 10 elementos parecem permitir melhores resultados ao nível da atividade física total, e ao nível da atividade física moderada a intensa. Também se constataram evidências de que os jogos lúdico-recreativos de cooperação permitem fomentar a recorrência de interações entre as crianças, a proximidade geodésica, a coesão, a entreajuda, a independência e a aceitação, quantificadas por diferentes métricas. Recorrendo à análise da métrica CC, verificou-se que as crianças se encontravam mais próximas dos restantes elementos da equipa nos jogos lúdico-recreativos de cooperação. Pela análise da métrica BC, (tanto no grupo de 5 como de 10 crianças) verificaram-se diferenças estatísticas significativas entre os dois tipos de jogo em estudo: os jogos lúdico-recreativos de cooperação-oposição indicaram uma maior dependência de um ou mais elementos revelando menor coesão grupal. Relativamente à métrica CLC, esta indicou que nos jogos lúdico-recreativos de cooperação havia crianças do grupo que interagiam mais entre todas, comparativamente com os jogos lúdico-recreativos de cooperação-oposição.pt_PT
dc.identifier.tid201713403pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/18907
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectJogos Lúdico-recreativospt_PT
dc.subjectCooperaçãopt_PT
dc.subjectCooperação-Oposiçãopt_PT
dc.subjectInteraçõespt_PT
dc.subjectAtividade Físicapt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.titleComparação entre o efeito de jogos lúdico-recreativos de cooperação e jogos lúdico-recreativos de cooperação-oposição ao nível da atividade física e da interação em crianças do 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FEEA%2F50008%2F2013/PT
oaire.fundingStream5876
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
relation.isProjectOfPublication31cb67c6-6527-4fd9-bfac-ca20a60a105e
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery31cb67c6-6527-4fd9-bfac-ca20a60a105e
thesis.degree.nameMestrado em Jogo e Motricidade na Infânciapt_PT

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