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Comparação entre o efeito de jogos lúdico-recreativos de cooperação e jogos lúdico-recreativos de cooperação-oposição ao nível da atividade física e da interação em crianças do 1º ciclo do ensino básico
dc.contributor.advisor | Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978- | |
dc.contributor.author | Santos, Andreia Sofia Pereira dos | |
dc.date.accessioned | 2017-09-01T09:27:11Z | |
dc.date.available | 2017-09-01T09:27:11Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | As crianças, durante toda a sua infância, passam grande parte do seu tempo a brincar. O presente estudo visa comparar jogos lúdico-recreativos de cooperação e de cooperação-oposição, em grupos de 5 e de 10 crianças, ao nível da atividade física e da interação entre crianças com idades compreendidas entre os 5 e 6 anos. Participaram no estudo 10 crianças, 5 do sexo feminino e 5 do sexo masculino. O estudo em questão permitiu evidenciar que não existem diferenças estatisticamente significativas entre os dois tipos de jogo em análise, tanto nos grupos de 5 crianças como nos grupos de 10 crianças, relativamente às componentes de atividade física, mensurada por número de passos, percentagem de tempo em AF ligeira, percentagem de tempo em AF moderada e percentagem de tempo em AF intensa/vigorosa; porém, os jogos lúdico-recreativos de cooperação-oposição de 10 elementos parecem permitir melhores resultados ao nível da atividade física total, e ao nível da atividade física moderada a intensa. Também se constataram evidências de que os jogos lúdico-recreativos de cooperação permitem fomentar a recorrência de interações entre as crianças, a proximidade geodésica, a coesão, a entreajuda, a independência e a aceitação, quantificadas por diferentes métricas. Recorrendo à análise da métrica CC, verificou-se que as crianças se encontravam mais próximas dos restantes elementos da equipa nos jogos lúdico-recreativos de cooperação. Pela análise da métrica BC, (tanto no grupo de 5 como de 10 crianças) verificaram-se diferenças estatísticas significativas entre os dois tipos de jogo em estudo: os jogos lúdico-recreativos de cooperação-oposição indicaram uma maior dependência de um ou mais elementos revelando menor coesão grupal. Relativamente à métrica CLC, esta indicou que nos jogos lúdico-recreativos de cooperação havia crianças do grupo que interagiam mais entre todas, comparativamente com os jogos lúdico-recreativos de cooperação-oposição. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201713403 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/18907 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Jogos Lúdico-recreativos | pt_PT |
dc.subject | Cooperação | pt_PT |
dc.subject | Cooperação-Oposição | pt_PT |
dc.subject | Interações | pt_PT |
dc.subject | Atividade Física | pt_PT |
dc.subject | Crianças | pt_PT |
dc.title | Comparação entre o efeito de jogos lúdico-recreativos de cooperação e jogos lúdico-recreativos de cooperação-oposição ao nível da atividade física e da interação em crianças do 1º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FEEA%2F50008%2F2013/PT | |
oaire.fundingStream | 5876 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
relation.isProjectOfPublication | 31cb67c6-6527-4fd9-bfac-ca20a60a105e | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 31cb67c6-6527-4fd9-bfac-ca20a60a105e | |
thesis.degree.name | Mestrado em Jogo e Motricidade na Infância | pt_PT |