Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.33 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
A criatividade é, cada vez mais, reconhecida como fundamental para o sucesso pessoal, para o desenvolvimento cultural e identitário das sociedades globais. No que diz respeito à educação, a criatividade tem vindo gradualmente a ser reconhecida como um aspeto fundamental do currículo. É inegável que quanto mais e melhores forem as oportunidades que as crianças têm de contactar com práticas criativas, mais possibilidade terão de, no futuro, se tornarem pessoas mais críticas e capazes de melhor responderem a qualquer desafio.
Assim, o presente relatório, intitulado de “Criatividade na Educação Pré-Escolar”, realizado no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa I e integrado no Mestrado em Educação Pré-Escolar, tem como objetivos primordiais, desenvolver estratégias promotoras da criatividade e criar oportunidades para que as crianças desenvolvam as suas capacidades criativas.
A metodologia de investigação centrou-se numa abordagem de natureza qualitativa. Os dados foram recolhidos através de observação participante, de registos multimédia e da utilização de grelhas relativas a níveis de bem-estar e implicação e a indicadores de criatividade e autonomia.
A análise dos dados recolhidos permitiu verificar que, no final da implementação do projeto, as crianças apresentaram mais atitudes criativas e que os seus níveis de bem-estar e implicação aumentaram, o que indicia que as estratégias utilizadas tiveram o efeito esperado e contribuíram para o desenvolvimento da criatividade do grupo de crianças associadas a este estudo.
Description
Keywords
Educação Pré-Escolar Desenvolvimento Criatividade