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Abstract(s)
As Marcas Próprias fornecidas pelas grandes superfícies dos Grupos de Distribuição
surgiram como marcas simples e fracas. À medida que estas marcas começaram a crescer,
ganharam novos contornos e desenvolveram as suas próprias características, evoluindo
para marcas competitivas. As Marcas Próprias apresentam um impacto tendencionalmente
positivo no mercado, que tem levado a uma quota de mercado cada vez maior. Atualmente
estas marcas são vistas como uma vantagem competitiva capaz de alcançar ainda mais
consumidores.
Esta investigação tem como objetivo estudar a temática das Marcas Próprias, incluindo
naturalmente as suas características e atributos como as principais interações que ocorrem
na envolvente que as rodeia. Neste sentido, procuramos compreender como é que as
características que compõem estes produtos, por exemplo o preço e a qualidade, podem
influenciar o Comportamento da Consumidor. Os atributos destes produtos tendem a
funcionar como instrumentos de diferenciação capazes de oferecer valor aos clientes e
favorecer o seu posicionamento em relação à concorrência.
O que por sua vez, levou-nos a questionar sobre a competição acesa entre as Marcas
Próprias e as Marcas do Fabricante, que começa pela disputa dos consumidores e estendese
à luta pelo controlo do canal de distribuição como pelo poder de negociação. Procuramos
ainda, analisar como é que a propagação das Marcas Próprias e a concentração da
Distribuição Moderna, principalmente pelos Grandes Grupos de Distribuição, se tem
disseminado pelos diversos formatos de lojas. No decorrer desta pesquisa constatamos que
outra variável pertinente que pode catapultar o consumo das Marcas Próprias corresponde
às Condições Económicas em que se vive. Assim, a crise económica em Portugal pode ter
ajudado a aumentar o volume de vendas das Marcas Próprias.
Assim, para que os Grupos de Distribuição continuem a aumentar a quota de mercado das
suas Marcas Próprias e a beneficiar da sua rentabilidade, devem ajustar as suas estratégias
às exigências do seu público-alvo e inovar nos atributos dos seus produtos de modo a
comunicar uma proposta de mais valor e atingir a satisfação dos consumidores, promovendo
uma imagem positiva e a formação de lealdade à loja.
Description
Keywords
Marcas Próprias Marcas do Fabricante Distribuição Moderna Comércio Tradicional Condições Económicas Comportamento do Consumidor