Publication
Relatório final
dc.contributor.advisor | Vale, Vera Maria Silvério do, 1961- | |
dc.contributor.author | Ricardo, Alexandra Martinho | |
dc.date.accessioned | 2016-02-15T14:41:36Z | |
dc.date.available | 2016-02-15T14:41:36Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | Neste trabalho pretende-se refletir sobre todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, quer em aula quer em estágio, evidenciando sempre as experiências-chave. Estas foram fontes de aprendizagem preponderantes para o resto da sua formação e futura profissionalização. A reflexão deve ser uma prática recorrente em educação. Ela dá a oportunidade de resolver problemas, tomar decisões e acima de tudo avaliar a postura do adulto. Só através da reflexão o educador pode compreender as necessidades mais intrínsecas de cada criança e apropriar a sua prática educativa. Permite ainda ver as crianças como seres competentes que devem ser escutadas e respeitadas, para que cresçam inseridas num ambiente centrado nelas. Em suma, a reflexão permite ao educador fornecer instrumentos a si próprio para construir conhecimentos sobres os processos e resultados educativos. Esta ideia é sugerida também por Bruner (1986) quando afirma que refletir e experienciar permite construir significados dando origem a novas possibilidades. Refletir implica também pensar nas experiências-chave de cada estágio. As grandes aprendizagens desta prática passaram pela Abordagem de Mosaico, Autismo, as Artes no Jardim de Infância e ainda a Importância das brincadeiras no espaço Exterior. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201332981 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/11355 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | Prática Pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Práticas Educativas | pt_PT |
dc.title | Relatório final | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |