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Neste trabalho pretende-se refletir sobre todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, quer em aula quer em estágio, evidenciando sempre as experiências-chave. Estas foram fontes de aprendizagem preponderantes para o resto da sua formação e futura profissionalização.
A reflexão deve ser uma prática recorrente em educação. Ela dá a oportunidade de resolver problemas, tomar decisões e acima de tudo avaliar a postura do adulto. Só através da reflexão o educador pode compreender as necessidades mais intrínsecas de cada criança e apropriar a sua prática educativa. Permite ainda ver as crianças como seres competentes que devem ser escutadas e respeitadas, para que cresçam inseridas num ambiente centrado nelas. Em suma, a reflexão permite ao educador fornecer instrumentos a si próprio para construir conhecimentos sobres os processos e resultados educativos. Esta ideia é sugerida também por Bruner (1986) quando afirma que refletir e experienciar permite construir significados dando origem a novas possibilidades.
Refletir implica também pensar nas experiências-chave de cada estágio. As grandes aprendizagens desta prática passaram pela Abordagem de Mosaico, Autismo, as Artes no Jardim de Infância e ainda a Importância das brincadeiras no espaço Exterior.
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Educação Pré-Escolar Prática Pedagógica Práticas Educativas