Repository logo
 
Publication

Perceção do utente face ao papel da presença digital no setor da saúde

datacite.subject.fos5. Social Sciencespt_PT
dc.contributor.advisorPereira da Cunha Mocetão, Maria Cristina
dc.contributor.authorRibeiro e Silva, Raquel
dc.date.accessioned2023-10-23T12:37:02Z
dc.date.available2023-10-23T12:37:02Z
dc.date.issued2023-07-24
dc.date.submitted2023-06-01
dc.description.abstractRESUMO Este estudo tem como objetivo expandir as informações mais relevantes sobre a perceção, os comportamentos, as preferências e a seleção de fontes de informação do utente face à presença digital no setor da saúde. De forma a detalhar estes pontos, o estudo empírico foi dividido em 3 dimensões de análise para correlacionar os dados recolhidos através da administração de questionário quantitativo exploratório, divulgado por canais digitais. Neste estudo, uma amostra de 159 indivíduos participou no questionário desenvolvido de aplicação online. Os resultados demonstraram que 89,9% dos inquiridos recorreram à Internet para procurar informações de saúde nos últimos 12 meses, sendo a maioria do género feminino. Não existe uma relação entre o nível e a procura de informações de saúde. A utilização de portais próprios de referência de saúde é a primeira escolha dos utentes na obtenção de informação sobre uma doença crónica, procedimento estético e dicas para uma melhor qualidade de vida. O perfil emocional mais entusiasmado, ativo e alerta, não tem influência na procura de informação de saúde. Os resultados demonstram a importância de integrar e desenvolver as informações para aumentar o envolvimento do utente e a reflexão do seu bem-estar. A saúde está cada vez mais “digital”, o que contribui para um ecossistema mais colaborativo entre utente e prestador de saúde. Desta forma, colabora-se para melhores cuidados de saúde e informações mais credíveis, com o foco no comportamento e necessidades do utente.pt_PT
dc.identifier.tid203371852pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/47409
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComportamento do Consumidorpt_PT
dc.subjectExperiência do Utentept_PT
dc.subjectMarketing em Saúdept_PT
dc.subjectSaúde Digitalpt_PT
dc.titlePerceção do utente face ao papel da presença digital no setor da saúdept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDirecção Comercial e Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação_Raquel Silva_23.05.pdf
Size:
3.96 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: