Repository logo
 
Publication

Rotulagem: a perspetiva do consumidor

dc.contributor.advisorCortez, Filipa
dc.contributor.authorGomes, Ana Rita Verdasca
dc.date.accessioned2017-05-08T09:38:55Z
dc.date.available2017-05-08T09:38:55Z
dc.date.issued2014-12
dc.descriptionDissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Monizpt_PT
dc.description.abstractA temática da saúde e bem-estar das populações tem sido um tema em voga, desde a Obesidade ter sido proclamada a epidemia do século XXI, pela OMS. Portugal não é exceção e muito há a fazer para melhorar os hábitos alimentares dos portugueses. As escolhas alimentares são o início para a mudança de hábitos alimentares e prevenção de doenças/ patologias associadas. Posto isto, a rotulagem contida nos produtos alimentares é imperativa na decisão de compra de um alimento. A Indústria alimentar tem vindo a acompanhar as tendências alimentares da população portuguesa, assim como a sua preocupação com a saúde e bem-estar do consumidor. A forma direta de comunicação entre a Indústria Alimentar e o consumidor é a rotulagem presente em todos os alimentos. Deste modo, é de suma importância perceber se a informação contida na rotulagem é compreendida pelo consumidor e, de que forma contribui para as escolhas alimentares. A Indústria Alimentar tem demonstrado cuidado ao informar o consumidor sobre diversas citações nutricionais, como a presença de alergénios, quantidade de gordura e até de açúcares dos alimentos. No entanto, considero fundamental perceber se essa informação é devidamente compreendida e se é um fator relevante para o consumidor. O Inquérito por questionário: Rotulagem, a perspetiva do consumidor é uma ferramenta pela qual pretendo perceber e avaliar qual a importância da rotulagem alimentar para o consumidor final, assim como qual o seu impacto nas escolhas alimentares da população. De igual forma, pretendo estimar se o consumidor final compreende a informação presente na rotulagem e se, de alguma forma, esta informação pesa na aquisição de produtos alimentares. A aplicação deste Inquérito por questionário é de administração direta, e em modalidade online (através da ferramenta SurveyMonkey e da Rede Social Facebook). No Inquérito por questionário todas as questões serão anónimas e confidenciais, alusão que estará presente no Inquérito. Considero a leitura e correta interpretação da rotulagem uma premissa para melhorar os hábitos alimentares, não só de consumidores com patologias associadas, mas para o consumidor em geral. Pretendo que este estudo seja uma mais-valia para os profissionais de saúde, para colegas nutricionistas e para a Indústria Alimentar.pt_PT
dc.identifier.tid201692864pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/18313
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRotulagem alimentarpt_PT
dc.subjectConsumidor finalpt_PT
dc.subjectEscolhas alimentarespt_PT
dc.titleRotulagem: a perspetiva do consumidorpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Segurança Alimentar e Saúde Públicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Gomes_Ana_Rita_Verdasca.pdf
Size:
487.28 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: